Colégio Web

Cidades – Definição, tipos e empregos

A maioria das pessoas vive nas cidades, mas poucas têm noção sobre como ela é formada, quais os tipos e acerca dos diferentes trabalhadores. Então, confira!

Publicidade

Você, certamente, vive na cidade, mas não tem a menor ideia de como ela foi formada, não é mesmo? Vamos estudar como foram criados os povoados, as vilas e as cidades. O que ajudou as comunidades ou os grupos que viviam em aldeias a crescerem dessa forma? Vamos entender como tudo isso aconteceu!

A cidade e seu desenvolvimento

Com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, a produção de produtos se tornou cada vez maior e os grupos que antes eram pequenos foram crescendo nessa mesma proporção. As aldeias foram ficando maiores e começaram a formar o que chamamos de povoado. Entendemos por um povoado o espaço de terra que é ocupado por poucas moradias.

Se o número de pessoas for maior, assim como a quantidade de moradias, lojas, prédios públicos, igreja e pessoas que representam o governo nesse caso, chamamos de vila.

Com um crescimento ainda maior de pessoas, com muitas habitações (moradias), lojas, shoppings, ruas, avenidas, e a sede do governo, chamaram esse lugar de cidade.

Portanto, entendemos por cidade um grande espaço, o qual encontramos diferentes tipos de habitações como casas e prédios próximos, várias estabelecimentos comerciais, indústria, além da sede do governo como a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

Cidade

Tipos de cidades

Existem vários tipos de cidades, as pequenas, médias e as grandes, que geralmente, são as capitais dos estados, assim como a cidade de São Paulo em que ela é a capital do estado e é uma grande cidade, uma megalópole.

As cidades cresceram cada vez mais e, atualmente, a maioria das pessoas vive nas cidades ao invés do campo. Nelas, encontramos maior número de empregos, pois é nas cidades que se concentram o maior número de estabelecimentos comerciais e a indústria, gerando maior mão de obra para o trabalho.

As grandes indústrias foram se instalando e tomando conta das cidades, produzindo grandes quantidades de determinados produtos graças às máquinas que realizavam o trabalho de muitos homens e produziam em larga escala.

Trabalhadores

Trabalhadores

Além de trabalhadores que exerciam seus cargos nas indústrias, nas cidades existem muitos outros tipos de trabalhadores realizando tarefas em diversos setores como:

  • Na produção e na construção: são trabalhadores que exercem o cargo de pedreiro, construtores, arquitetos, eletricistas, encanadores, que fabricam casas e prédios e demais construções;
  • No comércio: são todos os trabalhadores que estão ligados à compra e venda de produtos como o padeiro, os vendedores, o açougueiro, o caixa do mercado e muitos outros;
  • Na prestação de serviços: são trabalhadores que vendem seus serviços como médicos, dentistas, professores, motoboys, vendedores especializados, cabeleireiras, manicures, entre muitas outras profissões.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados