O que é Páscoa Cristã?
Por Mariana Sousa
, atualizado em
A Páscoa ou o Domingo da Ressurreição é o momento de festividades religiosas e até mesmo considerado um período de feriados. Nessa ocasião, celebra-se a ressureição de Jesus Cristo, que aconteceu após três dias da morte do filho de Deus e sua crucificação no Calvário. Esses são relatos do Novo Testamento, que mostram a Páscoa como um das principais celebrações do ano litúrgico cristão. Na verdade, trata-se da mais importante e antiga festa cristã. É ela quem acaba determinando todo o calendário das demais festas que estão relacionadas ao Advento. No intervalo da Páscoa, o domingo é considerado o ápice de toda a trajetória da Paixão de Cristo. Antes da Páscoa, existem os 40 dias de jejum da Quaresma, que é marcado por muitas penitências, jejum e orações.
A terminologia Páscoa vem do latim Pascha. É um termo grego e bíblico: Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach).
Na Quaresma, a última semana é chamada de Semana Santa. Ela é marcada pelo Tríduo Pascal. Aí se comemoram a Quinta, com a Última Ceia, o ritual do Lava pés e a Sexta Feira que é tristemente marcada pela crucificação de Jesus. A partir daí começa a Páscoa, em um período de cinquenta dias, que culmina com o Domingo de Pentecostes.
Resumo:
Calendário Civil
Em relação ao calendário civil, a Páscoa é uma data móvel. Não há dias fixos. Os líder
es do Catolicismo, por exemplo, definiram no Primeiro Concílio de Niceia (325) que a Páscoa deveria ser celebrada nos primeiros domingos após a lua cheia, depois de iniciado o equinócio vernal, também chamada lua cheia pascal.
Os estudos eclesiásticos apontam que o equinócio vernal vai acontecer em 21 de março, com uma lua cheia que pode variar. Daí o fato da Páscoa oscilar entre 22 de março e 25 de abril. No Cristianismo oriental, o cálculo é feito com base no calendário juliano. Assim, 21 de março leva, no século XXI, à data de 3 de abril no calendário gregoriano aceitos pelos ocidentais. Por tabela, a Páscoa na região oriental vai variar entre 4 de abril e 8 de maio.
Há relações entre a Páscoa cristã e a Páscoa judaica. Não só pela data, mas por todo o simbolismo. Os costumes do período variam em todo o mundo, mas há um grande respeito ao período. O que também se percebe é que ao menos nesse quesito há um importante respeito por parte de todas as religiões.

Principais Fontes de Energia do Mundo
Como economizar dinheiro na Adolescência?
Quem foi Carna?
Conheça algumas curiosidades sobre a Língua Brasileira de Sinais
Vantagens e desvantagens das escolas de tempo integral