Colégio Web

Saiba porque ficamos corados quando sentimos vergonha

Esta é uma reação provocada pelo nosso sistema nervoso.

Publicidade

Existem alguns momentos onde você se encontra em situações um tanto embaraçosas, e para tornar a situação um pouco pior, você fica com seu rosto todo vermelho, o que acaba deixando em evidência toda a sua vergonha.

Diversas pessoas já passaram por isso, e conforme especialistas no assunto, isto se trata de um reflexo involuntário, e incontrolável provocados pelo sistema nervoso simpático, o que é o responsável por respostas de luta ou de fuga em algumas situações de estresse que possam ocorrer.

Como ocorre esta situação? Biologicamente falando?

Sempre que estivermos em situações como estas, ocorre uma liberação de adrenalina, o que acaba por acelerar o ritmo cardíaco e de respiração, além de provocar uma dilatação de pupilas e redirecionamento de energia aos nossos músculos.

O que ocorre é que a vergonha que sentimos nos momentos mais embaraçosos não deixa de ser um estresse de nosso corpo, mas emocional, por este motivo sentimos as mesmas reações que descrevemos.

Existe uma grande descarga de adrenalina que provoca a dilatação de vasos sanguíneos para melhorar nosso fluxo de sangue e oxigênio, o que faz com que nossas bochechas, e muitas vezes nosso rosto inteiro fiquem vermelhos. Mas então, porque não ficamos com todo o corpo vermelho nesta situação?

Apesar das nossas veias não reagirem a situações de adrenalina, as que ficam localizadas em nossa face acabam reagindo, e este tipo de resposta é algo exclusivo dos seres humanos. Um outro fator bastante relevante é que os cientistas acabam não sabendo corretamente porque é que ficamos corados, e conforme a Asap Science, que realizou o estudo, apontou que até mesmo Charles Darwin se sentia intrigado com esta situação, dizendo que esta era a mais enigmática e peculiar, além de humana de todas as nossas expressões.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados