Colégio Web

Webwriter

Publicidade

A internet está maior do que nunca e continua crescendo. É uma expansão que transcende fronteiras, unindo todas as pessoas do Mundo inteiro para um único lugar: a web. Uma coisa todas têm em comum: querem conhecimento e diversão.

Você é uma delas, sem dúvidas. Está aqui lendo nossos artigos e querendo aprender. No entanto, para você ler este texto, alguém o escreveu. Este profissional que redigiu, não só este, mas todos os artigos deste blog, é chamado de webwriter.

O que é webwriter?

“Writer” significa escritor, ou seja, webwriter é um redator de internet. Ele é o responsável por todos os artigos de todos os blogs e sites. Sua carreira nunca esteve tão valorizada como se encontra atualmente.

Todo problogger precisa de webwriter. Os dois caminham de mãos dadas, um cuidando da parte mais interna, enquanto o outro só se preocupa com artigos. Ele não recebe retorno por publicidade ou vendas, mas recebe um valor fixo independente do projeto dar certo ou não.

A melhor notícia é que esta carreira não obriga o profissional a ter graduação. Basta abrir um MEI, ou seja, Microempreendedor Individual, quando os ganhos ultrapassam 60 mil reais por ano, e está tudo certo.

No entanto, seu trabalho não é nada simples. Conheça alguns requisitos para ser um webwriter de sucesso!

Webwriter

Bom conhecimento sobre a língua portuguesa

Para redigir bons textos, que sejam compreensíveis e gostosos de serem lidos, precisam de poucos, ou nenhum, erros de português. É muito ruim ler artigos cheio de falhas grotescas, pois não passam credibilidade e pouco agregam em termos de evolução gramatical e ortográfica.

Estudar sobre o seu idioma é fundamental. Leia bastante e, se possível, reveja livros de Ensino Médio sobre Língua Portuguesa.

Entender o que é SEO

A internet é muito competitiva. Todos querem ficar no topo do Google, e fazem o imaginável e inimaginável para estarem lá. De certo modo, isso é até injusto, pois quem está nas primeiras colocações nem sempre é o melhor conteúdo; ele somente soube utilizar SEO com eficiência.

SEO significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”, ou seja, é o mesmo que você dizer para o Google, Bing ou Yahoo, que o seu texto é o mais relevante para aquela busca. Existem diversas estratégias e quanto mais estudar, melhor ficará e mais caro poderá comprar.

Cumprir prazos

Um webwriter trabalha em casa, sem chefe no ouvido e ninguém pegando no pé. Muitas vezes fica complicado ter disciplina o suficiente para recusar um “rolê” com os amigos em razão de encomendas, mas é preciso.

Cumprir prazos é essencial, pois todo blogueiro tem seu planejamento. Eles têm data de publicação e alguns, até mesmo, horários.

Todo jornalista é webwriter?

Lendo assim até parece que ambos são iguais, mas não são. Nem todo jornalista sabe como escrever para a web. É preciso estudar, pois são plataformas diferentes. Estes profissionais costumam estar sempre um passo a frente por dominarem o idioma, mas nem por isso dominam a web.

Muitos dos melhores webwriters brasileiros não são jornalistas! São pessoas normais que se esforçaram para alcançarem postos de respeito e credibilidade.

Seja um redator para web você também!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados