O sistema de cotas raciais foi aprovado pelos senadores e o projeto regulariza as cotas raciais no Brasil, ou seja, as universidades públicas federais agora serão obrigadas a destinar 50% de suas vagas ao sistema de cotas raciais. Esses 50% deverão ser destinados a dois tipos de públicos, a estudantes negros, pardos, indígenas e etc., e os outros 25% a alunos de baixa renda.

SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é usado como estratégia do MEC para que as instituições públicas das Universidades proporcionem vagas aos alunos que realizaram a prova do ENEM.

Mas, como usar as cotas no SISU?

Depois que você fez a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), você deverá escolher a Universidade que quer estudar, e que se adéqua a sua nota, escolher o curso que desejar e terá que dizer se é cotista.

Em caso negativo, o caminho segue o mesmo de anos anteriores, mas os alunos de escola pública que concorrem às vagas reservadas serão divididos em grupos e subgrupos e para isso terão que responder sobre renda familiar (mais ou menos de 1,5 salário mínimo) e cor.

Pelas diretrizes já publicadas pelo MEC (Ministério da Educação) para o Sisu do primeiro semestre de 2013, todos os estudantes disputam também pela concorrência geral, porém apenas quando todas as vagas do sistema de cotas forem preenchidas, se nenhuma delas alcançar o limite, serão disponibilizadas a outros alunos.