Foram abertas nesta semana as inscrições para os profissionais interessados em atuar como corretores das provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis por este processo seletivo, os interessados podem se inscrever até as 17 horas do próximo dia 17 de setembro.

Inep abre inscrições para corretores de redação para o Enem 2021

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Para participar, os profissionais devem se encaixar em alguns pré-requisitos definidos para a atividade. Somente pessoas que possam ser consideradas como profissionais das áreas de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística podem se candidatar. Ou seja, os candidatos devem ter diploma superior nestas áreas.

Além da formação superior, os candidatos também devem comprovar ter meios de acesso aos sistemas que serão utilizados tanto para o treinamento quanto também para o trabalho propriamente dito:

  • Computador com navegador Google Chrome ou Firefox (na versão mais recente) e internet de alta velocidade – no mínimo 3 a 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload.
  • Smartphone com sistema iOS ou Android (será utilizado para que o participante receba o token de acesso ao sistema de correção)

Não podem se inscrever os candidatos que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:

Inep abre inscrições para corretores de redação para o Enem 2021

  • Estar inscrito no Enem 2021;
  • Ter cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito na prova do Enem 2021 (impresso ou digital), mesmo que seja como treineiro;
  • Ter apresentado comportamento repreensível ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem;
  • Ter apresentado comportamento repreensível ou desempenho ruim como colaborador em trabalhos realizados pela instituição responsável pela correção das redações do Enem 2021.

Processo seletivo

Os candidatos inscritos que se encaixarem em todos os pré-requisitos deverão passar por um processo de capacitação, que vai acontecer a distância. O curso será realizado entre os dias 4 e 25 de outubro, sendo dividido em nove módulos, com uma carta horária total de 66 horas.

A capacitação será composta por textos teóricos e instrucionais, questões de múltipla escolha, questionário final e um exercício de correção. O resultado final deve ser divulgado no dia 3 de novembro.