Durante a última semana, foi anunciado pelo governo uma série de mudanças que estão relacionadas de forma direta a segurança do Enem, para evitar possíveis problemas ou fraudes na realização deste processo.

Enem terá detector de sinais de radiofrequência para fraudes

É fato que falta pouco mais de um mês para a realização do processo, e os organizadores do Enem olham bastante longe neste sentido. Existem alunos que na realização de seus cursinhos, acabam chegando a estudar mais de 12 horas por dia, e possuem um grande medo das fraudes.

Como será garantida a segurança dos participantes?

Para que se possa garantir toda a segurança dos alunos, o número dos detectores de metal deverá ser ampliado, desta forma serão dois deles em cada um dos locais de provas. Os testes deverão contar com um código de barras em todas as páginas, e ainda com o nome de cada um dos seis milhões e 700 mil participantes.

A grande novidade do combate de fraudes será digna de grandes filmes de espionagem. Na realização do processo, será necessário utilizar um aparelho devidamente conectado a uma antena, este aparelho deverá detectar os sinais de radiofrequência recebidos via celular ou ainda um ponto eletrônico.

Enem terá detector de sinais de radiofrequência para fraudes

Outros equipamentos podem ser utilizados dentro da roupa, e passam imperceptíveis aos alunos. Em outros países este tipo de aparelho é utilizado contra espionagem, para a aplicação em situações de fraudes é a primeira vez, e o Brasil será inédito neste sentido.

O começo de entrar em uma faculdade de maneira honesta, é a garantia de que possamos ter profissionais honestos também em um futuro não distante. Já que será garantida a vaga com um esforço e suor, e não de forma ilícita.

O exame será realizado em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.