A grande maioria dos estudantes passam um ano inteiro estudando e se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, chegando na reta final, os candidatos precisam focar em coisas mais importantes e que podem ter um impacto direto na nota do aluno. Não é a hora de aprender coisas novas, mas sim treinar e relembras coisas que já foram fixadas anteriormente.

Enem 2021: Saiba o que fazer uma semana antes da prova

Confira algumas dicas do que fazer uma semana antes das provas do Enem 2021:

Revisões rápidas

Neste momento, os estudantes não devem perder tempo tentando ver algum assunto que não foi visto até o momento. A ideia é que sejam feitas revisões rápidas de alguns dos conteúdos e dos conceitos que são mais importantes e que costumam ser cobrados de uma forma mais recorrente. É muito importante que o estudante tenha em mente os conceitos básicos de cada matéria.

Teste a leitura e a interpretação de texto

Enem 2021: Saiba o que fazer uma semana antes da prova

Diferentemente de outras provas, o Enem traz como principal característica a o fato de ser uma prova muito extensa em relação aos textos que precisam se lidos. Cerca de 80% da prova é basicamente composta por textos. Por isso, é importante que os candidatos estejam preparados para conseguir ler e realmente entender o que está sendo perguntado.

Refaça provas antigas

Mais do que aprender algo novo, o ato de refazer provas antigas vai ajudar o estudante em algo muito importante neste tipo de Exame: a administração do tempo. São 90 questões de linguagens mais a redação no dia mais extenso. Por isso, é importante que os alunos façam as provas anteriores para que eles tenham uma ideia do tempo que será gasto em cada uma das questões.

Treine redação

Algo que realmente pode ser feito nestes dias que antecedem a prova é treinar o ato de fazer redação. Vale a pena pegar propostas anteriores e treinar o tempo que o estudante vai levar para fazer um texto que siga as orientações solicitadas na prova. Também pode ser importante dar uma lida no que foi assunto no Brasil nos últimos anos.