O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue sem divulgar os dados consolidados do Exame Nacional do Ensino Médio da edição de 2021. Geralmente essas são informações que costumam chegar ao público junto com a liberação dos resultados finais para os estudantes.

Inep segue sem divulgar dados finais do Enem 2021

Dentre os dados consolidados que ainda são desconhecidos do público estão, por exemplo, as notas máximas e mínimas de cada prova do Enem 2021. Além disso, o público também não sabe ainda quantas notas 1.000 nas provas de redação foram registradas na última edição da prova, bem como as quantidades de redações anuladas, motivos, números finais de presentes e faltosos, participantes eliminados, entre outros dados.

Em nota divulgada para a imprensa no último dia 14 de fevereiro, a informação era de que estes dados seriam publicados “nos próximos dias”, o que não aconteceu até este dia 10 de março. A nota dizia o seguinte:

“Os resultados individuais do Enem 2021 foram disponibilizados, na Página do Participante, em 9 de fevereiro de 2022. Os dados finais da aplicação e as médias de desempenho em cada área do conhecimento serão divulgados pelo Inep nos próximos dias. Mais informações oficiais sobre o Enem podem ser visualizadas no portal do Instituto, em gov.br/inep. O balanço informado também será disponibilizado no endereço eletrônico.”

Inep segue sem divulgar dados finais do Enem 2021

O que se especula é que existe uma falta de funcionários efetivos dentro do Inep, o que pode ter prejudicado a reunião destes dados. No mês de novembro do ano passado, pelo menos 30 servidores do Inep acabaram entregando os seus cargos, sendo que 27 deles atuavam diretamente com o Enem e 22 deles eram coordenadores.

Na ocasião, os servidores afirmaram que o então presidente do Inep, Danilo Dupas, não estava tomando decisões técnicas. Casos de assédios moral entre os funcionários também teriam sido apuradas pela imprensa.