A grande maioria dos estudantes do ensino médio não querem nem pensar em estudar durante suas férias. Afinal de contas, ao longo do ano muitos tiveram que se esforçar bastante para conseguir obter bons resultados ao final do período. Mas ler alguns livros pode ajudar muito, especialmente aqueles que pretendem concorrer em instituições disputadas.

Confira dicas de livros para ler nas férias do ensino médio

A leitura, de uma forma geral, é uma forma de passar o tempo e aprender ao mesmo tampo. O hábito da leitura ajuda, e muito, em diversas disciplinas, especialmente as que são diretamente relacionadas com a língua portuguesa e também a literatura.

Além disso, os candidatos que pretendem fazer vestibular frequentemente se deparam com as chamadas leituras obrigatórias. São perguntas feitas sobre determinadas obras que são divulgadas com uma certa antecedência. Ler estes livros antes pode ajudar os alunos, para que eles foquem em outras matérias.

Confira algumas dicas de leitura para os estudantes que estão de férias do ensino médio.

Felicidade Crônica – Martha Medeiros

Os textos da escritora estão se tornando cada vez mais presentes nas mais variadas provas. Os alunos podem ter mais contato com o estilo de escritora e com a crônica de uma forma geral através deste livro.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Confira dicas de livros para ler nas férias do ensino médio

Uma obra que constantemente aparece na lista de leituras obrigatórias e que costuma ser citada como um exemplo de narrativa diferenciada. A história é narrada por um protagonista que já está morto.

Toda Poesia – Paulo Leminsky

Livros de poesia também costumam ser cobrados nas provas, sem contar as questões mais genéricas que costumam ser feitas sobre o gênero em si. Essa acaba sendo uma obra interessante para quem deseja dar os seus primeiros passos no mundo da poesia.

A Hora da Estrela – Clarice Lispector

Outra obra que constantemente aparece na lista das leituras solicitadas pelas instituições de ensino. Em “A Hora da Estrela”, a autora traz a vida de Macabéa, personagem que tem a história contada por outro personagem: Rodrigo, o narrador. Macabéa é uma nordestina que parte para o Rio de Janeiro em busca de uma nova realidade, confrontando seus sonhos e idealizações com as dificuldades da vida real.