Todo o Enem é sempre a mesma história: os veículos de imprensa ficam esperando nas estradas dos locais de provas, apenas esperando para flagrar os estudantes que não conseguem entrar antes do horário de fechamento dos portões, ficando de fora e perdendo a chance de fazer a prova.

confira-atitudes-que-podem-fazer-com-que-os-alunos-percam-a-hora-no-dia-do-enem-2

Segundo os dados que foram divulgados no ano passado, 25,5% dos estudantes que se inscreveram para fazer a prova não compareceram. E uma boa percentagem deles é composta por alunos que tentaram ir, mas não chegaram dentro do horário estipulado.

Para não correr este risco, é importante que os alunos saibam quais são as principais atitudes que fazem com que os alunos percam o horário no dia do ENEM:

– Não acertar o relógio no horário de verão: Muitas pessoas esquecem de arrumar o horário, especialmente aquelas que utilizam despertadores analógicos. Isso poderá acabar se transformando em um erro fatal na hora de chegar na hora do ENEM.

confira-atitudes-que-podem-fazer-com-que-os-alunos-percam-a-hora-no-dia-do-enem

– Desconhecer o local da prova: Os estudantes precisam conhecer o local antes do dia das provas, especialmente se for longe da sua casa. E não é recomendado que os alunos confiem apenas no poder do GPS no dia da prova, pois pode ser que exista alguma alteração no trânsito que não esteja registrada no sistema, e que pode fazer com que os estudantes percam preciosos minutos.

– Não confirmar os horários do transporte coletivo: O estudante deve sempre lembrar que as provas acontecem nos finais de semana, e que os horários do transporte coletivo não costumam ser os mesmos dos dias de semana. É preciso confirmar e reconfirmar os horários.

– Dormir tarde: Mesmo aqueles que estão acostumados a ir para cama mais tarde, é importante tentar dormir mais cedo no final de semana das provas, para não correr o risco de não conseguir acordar.