Para os candidatos que estiverem inscritos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio 2017, saiba que é possível conferir o Manual de Redação. Este documento foi devidamente liberado na noite da segunda feira, 16/10 e agora conta com uma versão na língua brasileira de sinais, Libra.

Candidatos já podem conferir manual da redação do Enem 2017

As cartilhas do participante apontam aos candidatos todas as características que as redações do Enem precisam ter, além de apresentar a metodologia completa de avaliação explicando por exemplo, as cinco competências que devem ser levadas em conta na hora da correção.

Com relação as notas da redação, estas poderão variar entre zero a mil. A partir da cartilha, serão apresentados modelos e também termos utilizados de forma incorreta nas redações anteriores do Enem. Os motivos para zerar o texto aumentaram na edição de 2017.

Junto ao manual de redação do Enem 2017, serão apresentados alguns exemplos de redações que atingem uma nota máxima por terem cumprido todas as exigências estipuladas nas competências, estas que poderão ser vistas a partir da página 28.

Motivos para zerar a redação

Candidatos já podem conferir manual da redação do Enem 2017

  • Saiba que os motivos para zerar a redação acabaram aumentando, e por este motivo iremos citar alguns destes em seguida.
  • Fuga total ao tema, e a não obediência á estrutura de redação dissertativo argumentativa, extensão de até sete linhas.
  • Cópia de textos integrais e motivadores da proposta de redação, ou mesmo textos que são apresentados no caderno de questões.
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local que são devidamente designados para uma assinatura dos participantes, desrespeito com os direitos dos seres humanos e folhas de redação em branco.
  • A correção será feita por dois professores, mas no caso de houver divergências de opinião quanto ao texto e competências, será convocado mais um corretor.
  • As informações completas sobre o processo de seleção poderão ser visualizadas através do portal Inep.gov.br.