Um dos principais vilões dos estudantes que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é considerada como uma das provas mais importantes da vida dos estudantes, permitindo que ele tenha acesso tanto a vagas em instituições federais como a bolsas nas universidades privadas, além da sua nota ser levada em consideração em diversos outros processos seletivos.

4 dicas para controlar a ansiedade pré-Enem

Além de uma preparação que normalmente leva meses e até mesmo anos, a prova também acaba sendo difícil justamente por cobrar toda a matéria ensinada aos alunos durante o ensino médio. Mas, além de estudar, os alunos também devem se preocupar com questões emocionais que podem interferir.

Confira algumas dicas para controlar a ansiedade pré-Enem:

Aposte em meditação e yoga

Duas técnicas milenares que realmente são interessantes para controlar a ansiedade podem ser utilizadas pelos alunos durante os dias que antecedem a prova do Enem. Tanto a meditação quanto o Yoga ajudam os alunos para que eles consigam se concentrar no presente, evitando assim pensar nas provas com preocupação e conseguindo focar seus esforços para os estudos.

Reduza o tempo de tela

Muitos estudos indicam que um dos principais motivos do aumento da ansiedade é o tempo alto de telas que todos, mas especialmente os jovens, acabam tendo. Portanto, nestes dias que antecedem a prova pode ser interessante diminuir um pouco o tempo diante do telefone celular e outros tipos de tela que exige muita atenção.

Organize uma rotina

4 dicas para controlar a ansiedade pré-Enem

Criar um planejamento e ir trabalhando nesta rotina pode ser um passo muito interessante para quem deseja controlar um pouco a sua ansiedade de uma forma geral. Pense nos dias que faltam e faça um planejamento do que pode ser feito em cada uma dessas datas. Desta forma, o cérebro dos estudantes poderá entender melhor que existe um plano e um preparo seguido, evitando que ele fique fazendo projeções para o futuro.

Busque apoios profissionais

Caso o estudante sinta que não vá conseguir organizar sua vida pré-Enem sozinho, o ideal é buscar apoio profissional, sendo que os terapeutas acabam sendo os mais indicados nesta situação. Existem diversos serviços específicos que ajudam os estudantes nestes momentos antes das provas.