O próximo final de semana será de grande apreensão para milhões de estudantes que devem comparecer para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2018. E uma grande quantidade de pessoas está diretamente envolvida para garantir que a prova realmente aconteça tanto no dia 4 quanto no dia 11 e novembro.

600 mil pessoas trabalham em segurança e logística do Enem 2018

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, cerca de 600 mil pessoas estão diretamente envolvidas na aplicação das provas, garantindo a segurança e infraestrutura.

Os dados atuais e definitivos revelam que o Enem deste ano terá um total de 5.513.733 participantes, que faram as provas em 1.725 cidades diferentes. Para garantir que toda essa gente tenha lugar para fazer a prova, foram definidos 10.718 locais de prova e 155.254 salas de aula.

Assim como acontece todos os anos, um grande esquema acabou sendo montado, protagonizado por servidores do Inep; dos ministérios da Educação, da Defesa, da Segurança Pública e da Justiça; das polícias Militar, Civil e Federal; do Exército; dos Correios; dos Bombeiros, o SAMU e das redes de água e energia dos municípios.

600 mil pessoas trabalham em segurança e logística do Enem 2018

Dentre as principais novidades em relação a aplicação das provas do Enem em 2018 estão o aumento de detectores de ponto eletrônico, um controle integrado de comando e controle especifico da Polícia Federal e Registros de ocorrência na aplicação do Enem pelos estudantes, que poderá ser feito diretamente pelo site do Enem.

Além disso, estão mantidos o uso de detectores de metais; a coleta de impressão digital; o uso de documento oficial com foto (documentos eletrônicos não serão aceitos) para acesso ao local ao local de prova; intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e início da aplicação do exame; lacre digital nos malotes e abertura no momento das provas.