Um cabelo bem cuidado e hidratado faz toda a diferença na aparência de homens e de mulheres. Mas para ter cabelos saudáveis é preciso algumas mudanças de hábitos e atitudes do cotidiano.

Com a vida cada vez mais agitada e a falta de tempo para cuidar da nossa aparência, alguns cuidados são esquecidos, mas são fundamentais ao bom desenvolvimento dos fios.

Você sabia que a limpeza dos fios de forma correta é fundamental para a higiene e desenvolvimento dos nossos cabelos? Não basta água e xampu; os cabelos precisam ser lavados de forma correta.

Como lavar os cabelos de forma correta

Na rede de cosméticos existe uma infinidade de xampus e dá vontade de sair experimentando todos, não é verdade? Ainda mais se aquela amiga diz que determinado xampu é maravilhoso, você não vê a hora de comprá-lo. Esse tipo de comportamento está errado. Nem tudo que é bom para o outro fará bem para você. Existem diferentes tipos de cabelo e de couro cabeludo.

É fundamental saber qual é o seu tipo de cabelo e adquirir um produto certo, ou seja, específico para o seu tipo de cabelo. Não importa se o seu cabelo está tingido ou qualquer outro tipo de química, pois produtos inadequados podem provocar micoses, inflamações, irritações e outros tipos de doenças.

Após a escolha do xampu adequado você deve lavar os cabelos com água morma. A lavagem deve ser feita em duas etapas: a primeira é para limpar os fios retirando todos os resíduos e impurezas. A segunda é para que os ingredientes da fórmula possam agir adequadamente. Nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas. Você deve massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos até o comprimento dos fios. Enxague os fios muito bem com abundância de água.

Cabelos Lindos e Brilhantes

Hidratação e condicionamento

Agora é hora de hidratar os fios! Você pode usar um creme de massagem ou uma máscara capilar para o seu tipo de cabelo.

Passe o creme ou a máscara apenas nos fios até as pontas sem passar na raiz dos cabelos. Enxague muito bem.  Em seguida, aplique o condicionador também nos fios até as pontas deixando agir por alguns minutos. Enxague muito bem. Parece trabalhoso e demorado, mas pode se tornar um hábito e com certeza você perceberá os resultados. Vale a pena!

Os Finalizadores

São tantas as opções que não sabemos qual escolher! O importante é que o finalizador que escolher deve ser adequado ao seu tipo de cabelo.

Pode ser óleo, cremes ou reparadores. Cada um deles possui uma função. Você pode variar dependo da necessidade do cabelo. O óleo serve para proteger as pontas e evitar o ressecamento. O creme ajuda para desembaraçar e tornar os fios mais macios e maleáveis. Os reparadores servem para as pontas duplas, como diz o nome para reparar as pontas.

Dica: o óleo de argan. É o óleo das famosas que faz o maior sucesso entre as mulheres. Ele possui propriedades hidratantes e é indicado para todos os tipos de cabelo. Falaremos mais sobre ele no próximo artigo.