Engana-se quem acha que os óculos de sol são apenas parte dos acessórios para compor seu visual. Eles possuem, especialmente, a função de proteger os olhos da radiação ultravioleta. O verão está aí para tornar o nosso look ainda mais bonito e charmoso! É preciso comprar aqueles óculos de sol para proteger seus olhos, além de realçar sua beleza.

Como escolher um óculos de sol?

Primeiramente, é preciso que você encontre um modelo que combine com o seu rosto. Antes da compra, você deve verificar se as lentes são ou não de boa qualidade. Os óculos devem conter certificado de garantia, identificação por meio de etiqueta ou selo com a informação sobre o grau de bloqueio da radiação ultravioleta. Muitas óticas possuem um aparelho (espectrofotômetro) que mede a quantidade de UV bloqueada. Para proteger completamente os olhos da radiação é necessário que os óculos ofereçam a proteção de 400 nm. A cor dos óculos não interfere na sua proteção. Você poderá escolher o que lhe agradar e que ficar adequado para seu tipo de pele e estilo.

Óculos de grau

Para quem tem miopia, astigmatismo ou outra doença ocular, deve usar óculos solares específicos. Você pode escolher os óculos de sua preferência e usar lentes escuras com grau que devem ser feitas com receita médica. O seu médico deverá avaliar se o grau está correto antes de utilizá-lo. Algumas lentes transparentes também protegem os olhos dos raios ultravioleta. Informe-se com o seu médico.

Cuidados especiais

Os efeitos da radiação ultravioleta para os olhos são lentos e progressivos durante toda a vida. A radiação ultravioleta faz muito mal para a retina, propiciando o envelhecimento cutâneo. A ausência de óculos escuros ou lentes de má qualidade podem acelerar o envelhecimento natural dos olhos, além de provocar doenças como a catarata. Portanto, prevenir ainda é o melhor remédio. Cuide-se e proteja-se durante o tempo que estiver em exposição ao sol.

Oculos de Sol

Higiene

Alguns cuidados com a higiene são necessários como:

• Não compartilhar seus óculos;
  • Higienizar sempre antes de usar a peça;
  • Para higienizar os óculos, você pode lavá-los com água corrente, sabão líquido ou detergente. Ainda existem alguns produtos específicos para a limpeza;
  • Os óculos acabam carregando um pouco de poeira é importante limpá-lo algumas vezes durante o dia;

Atenção: solventes químicos podem estragar os vernizes de proteção da lente. Sendo assim, não utilize esses produtos você pode estragar seus lindos óculos. Utilize produtos específicos ou água e sabão como já mencionamos.