Colégio Web

Entenda porque idosos dormem mais do que jovens

As pessoas que tem mais de 65 anos precisam apenas de pequenos períodos de sono no dia.

Publicidade

Os idosos saudáveis, contam com a necessidade de dormir bem menos do que os jovens. Outra particularidade é que estes apresentam um comportamento diversificado com relação ao sono, precisando assim de pequenos períodos de sono durante o dia, ao invés de várias horas durante á noite. É o que apontam os estudos realizados pela Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Entenda porque idosos dormem mais do que jovens

Como foram realizados os estudos?

Saiba que os cientistas estudaram pelo menos 110 pessoas de várias idades. Pessoas saudáveis, e todas foram mantidas por um período de oito horas na cama. Idosos com mais de 65 anos de idade, chegaram a contar com 20 minutos a menos de sono do que adultos com idade entre 40 e 50 anos. Os jovens de 20 anos por sua vez, dormiam até 40 minutos a mais do que as pessoas mais velhas.

É claro que isto não significa que os idosos precisam se despreocupar com relação as dificuldades que possuem para dormir. Contar com um sono de qualidade faz muito bem independente da idade, e a insônia por sua vez, poderá ter consequências muito sérias, estas que poderão ir desde lapsos durante atividades de rotina, passando pelas pescadas e até mesmo a depressão. Além disto, a diminuição do rendimento de trabalho e estudos, o aumento do risco de sofrer acidentes de trânsito, o surgimento de irritabilidade e o crescimento de desenvolver chances de doenças, poderão aparecer.

Para quem tem dificuldades de dormir qual a alternativa?

Entenda porque idosos dormem mais do que jovens

Caso você tenha dificuldades de dormir é interessante procurar por ajuda médica especializada em medicina do sono, já que isto tem cura. Neste tratamento, deverá fazer parte a utilização dos medicamentos hipnóticos, que provocam e acabam prolongando o sono, o cuidado deve ser tido neste sentido, para que se tenha a chance de efeitos colaterais e de dependência.

Podem ainda ser utilizados fitoterápicos, dentre eles podemos citar a valeriana, esta que é hipnótica e não conta com efeitos colaterais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados