O panelaço é um termo que está sendo muito utilizado atualmente, porém não são todas as pessoas que sabem exatamente o que ele significa. Se você assiste televisão, com certeza tem visto alguns acontecimentos que o panelaço está presente. Se você quer ser um cidadão mais ativo e obter mais informações, confira!

O que realmente é panelaço?

O panelaço é utilizado para representar uma manifestação popular. Nesse caso, as pessoas usam panelas e outros utensílios de metal para protestarem contra algo ou alguém. Entretanto, a palavra panelaço também pode se referir a uma panela bem grande, mas não é desse significado que estamos abordando aqui.

Origem do panelaço

Esse fenômeno social teve a sua origem no Chile no ano de 1971. Nesta ocasião as pessoas protestaram contra o governo de Salvador Allende. Mais tarde, no ano de 2001, aconteceram manifestações através do panelaço na Argentina, que tinham como objetivo pedir o impeachment do presidente Fernando de La Rúa.

Panelaço

Os panelaços são mais comuns em forma de manifestações de crítica ao governo de um país ou de uma localidade. Isso acontece por aspectos negativos da economia, segurança ou política no geral. A sociedade, por sua vez, se sente injustiçada e muito insatisfeita, logo a mesma exige mudanças reais dos fatores que estão protestando.

Como o panelaço acontece?

Um panelaço, normalmente, acontece depois com a organização de grupos sociais que desejam protestar pela mesma insatisfação ou por motivos que se relacionam. Os manifestantes marcam um local e também um horário para que possam se reunir e fazer muito barulho. A internet está sendo o principal meio da atualidade para que os integrantes da manifestação possam articular todo o protesto e alcançar milhares de pessoas que também estão insatisfeitas.

Panelaço no Brasil

O panelaço está se tornando cada vez mais comum no Brasil, pois as pessoas estão totalmente insatisfeitas com a situação de crise que o pais está passando. No ano de 2014 e 2015 o pedido de impeachment contra a presidente do Brasil Dilma Rousseff resultou em um dos principais motivos de uma série de panelaços entre a população.

Panelaço Dilma

A população em geral levou em conta a alta no índice de desemprego, alta na inflação e sérios problemas financeiros que o país está passando, nesse caso umas das principais causas foi a corrupção dentro da Petrobras e de diversos outros órgãos, que trouxeram à sociedade a indignação a manifestação pública por meio do panelaço.

Índice de rejeição da presidência

Através do índice de rejeição de um presidente ou qualquer outro político podemos ter uma noção da insatisfação da população. Quanto mais o índice de rejeição aumenta, tende-se aumentar a manifestação da população por meio do panelaço. Atualmente a gestão da presidenta é considerada ruim ou péssima por 71% dos entrevistados, índice que supera a reprovação ao ex-presidente Fernando Collor antes de sua queda, em 1992.