Um artigo científico, na definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Normas e dicas para seu artigo científico

Uma outra definição utilizada para artigo científico é um texto cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Dessa maneira, ele, materializado sob a forma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim.

Artigos científicos, na grande maioria dos casos, são produzidos em instituições de nível superior, quando os estudantes estão cursando graduações ou programas de mestrados, doutorados e afins. Na grande maioria dos casos, as próprias instituições acabam criando normatizações para padronizar os artigos.

Essas regras são compiladas a partir das normas definidas pela própria ABNT, em uma espécie de resumo do que realmente precisa ser feito, em termos de formatação, para que a instituição aceita aquilo como um artigo científico. Mas existem algumas características mais amplas e que geralmente acabam sendo levadas em consideração para analisar os artigos científicos de uma forma geral.

Confira algumas dicas para escrever o seu artigo científico:

Mantenha a objetividade e a organização

Um dos primeiros pontos que devem ser levados em consideração na hora de escrever um artigo científico está relacionado com a forma do texto. Ele precisa ser organizado levando em consideração e objetividade e a clareza do conteúdo de uma forma geral. Para deixar os objetivos do artigo mais claros, é importante realizar um bom projeto de pesquisa antes, que vai guiar todo o trabalho de escrita do artigo.

Não utilize linguagem impessoal

Por mais que um artigo científico possa ser criado em áreas que não sejam tão formais assim, é fundamental que os estudantes consigam mante ruma linguagem padronizada no seu documento, que deve ser científico e informativo. Mais do que cuidar com expressões que possam ser consideradas impróprias, é fundamental também que os alunos não coloquem em seu texto marcas de pessoalidade, em expressões como acredito que”, “na minha opinião”, “do meu ponto de vista”, “considero que”, entre outras.

Mantenha um pensamento linear

Nada pior para um artigo científico do que quando o autor simplesmente não sabe onde quer chegar e nem entende quais são os caminhos que precisam ser tomados para sair do ponto A e chegar ao ponto B. Por isso, é fundamental que o documento consiga manter uma linearidade de pensamento. Ou seja, tome muito cuidado para não apresentar um argumento ou ideia no começo do texto e chegue ao final com um posicionamento completamente oposto.

Escolha bem as referencias

Normas e dicas para seu artigo científico

Para que os estudantes não caiam na tentação de colocar em seus textos informações que não possuem base na teoria ou em dados, é de fundamental importância que o processo de pesquisa seja realizado de forma bastante efetiva antes de iniciar a escrita do artigo. E isso começa especialmente com boas escolhas que devem ser feitas em termos de referências. Caso tenha dificuldades para criar uma lista de obras e de autores que possa ajudar, peça para um professor com mais experiência na área um auxílio.

Siga a estrutura básica

A estrutura básica de um artigo científico é o caminho ideal para as pessoas que não possuem muita experiencia na área e que não querem arriscar. Ela precisa ter os seguintes elementos:

– Resumo do artigo científico – com tamanho de 200 a 250 palavras, ele deve apresenta ruma pequena versão do que o leitor vai encontrar ao longo do documento;

– Introdução do artigo científico – com tamanho de 500 a 1000 palavras, ele deve contar a razão pela qual a pesquisa foi feita;

– Materiais e Métodos do artigo científico – com tamanho de 500 a 1000 palavras, ele deve descrever o que foi feito durante a pesquisa. Exemplos: experimentos, estudos de caso, questionários aplicados, etc;

– Resultado do artigo científico – com tamanho de 500 a 1500 palavras, ele deve apresentar os dados, os fatos, o que o pesquisador encontrou, calculou, observou e descobriu;

– Discussão do artigo científico – com tamanho entre 1000 e 1500 palavras, essa parte deve mostrar o relacionamento entre os fatos, mostrar os resultados no contexto de pesquisas já realizadas ou de obras que citam a área ou elementos próximos;

– Conclusão do artigo científico – com tamanho variável, ele deve resumir os principais achados ou resultados da pesquisa, bem como apontar direcionamentos futuros.

Não esqueça da revisão

Depois de concluir o artigo, é fundamental que ele passe por uma boa revisão. Caso essa revisão seja feita pelo próprio autor, é fundamental que ele consiga fazer isso depois de um tempo da escrita, para conseguir avaliar com um certo distanciamento. Além da revisão em termos de conteúdo, é importante também que ele passe por uma revisão em relação a escrita e formatação.