Quando começa a se aproximar do final de um curso de nível superior, a grande maioria dos estudantes se preocupam com uma etapa que se apresenta como o último grande desafio antes do diploma: o Trabalho de Conclusão de Curso, ou mais conhecido apenas pela sua sigla TCC.

Cada curso pode ter a sua própria proposta de TCC para os alunos que estão concluindo a graduação, mas na maioria dos casos trata-se de uma monografia de caráter científico. O principal objetivo deste trabalho é iniciar e preparar os formados para que eles desenvolvam trabalhos na área científica, e não se preparem apenas para o mercado de trabalho.

Trata-se de um projeto trabalhoso, que geralmente é composto por diversas etapas. Além disso, os estudantes precisam realizar pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, análise de dados, etc. E tudo isso, dependendo da instituição de ensino ou do curso, pode ter que ser feito em apenas um semestre letivo, cerca de 4 meses.

Confira neste guia como fazer um TCC para ser aprovado e não se trabalhar ao longo do caminho:

1 – Confira as regras da instituição de ensino e do curso

Cada instituição e cada curso conta com uma série de regras para que este trabalho seja feito. Essas regras geralmente são informadas aos estudantes pelos coordenadores do curso ou pelos professores que são responsáveis pela supervisão da disciplina na qual o projeto deve ser realizado.

2 – Defina o tema do seu TCC

Depois de conferir as regras, será preciso escolher um tema para o TCC. Essa etapa é fundamental, pois poderá ser decisivo em relação a forma como o trabalho será executado. Escolha sempre um tema que seja próximo e com o qual exista alguma afinidade. Caso tenha dúvidas, procure seu coordenador, já que geralmente eles contam com diversas sugestões.

3 – Escolha seu orientador

Na grande maioria dos casos os estudantes precisam escolher um professor que será o orientador do TCC. Em alguns casos p=ode ser mais do que um professor. O importante é que o docente escolhido tenha afinidade com o tema. Na grande maioria dos casos, com base no tema, os candidatos recebem uma lista de sugestões de orientadores, com base nas pesquisas realizadas pelos docentes. Algumas instituições direcionam os estudantes para um professor específico.

4 – Faça um cronograma

Junto com o seu orientador, monte um cronograma com todos os passos que precisam ser seguidos para que o TCC seja executado. Este cronograma deve ser abrangente, levando em consideração todas as datas estipuladas pela instituição. Por exemplo, em alguns casos os alunos terão que apresentar um projeto antes do TCC em sí, e isso deve ser contemplado no cronograma. Além disso, é importante que o cronograma seja montado a partir da rotina dos estudantes.

5 – Organize sua agenda

Não existe milagre. Quando os estudantes de matriculam na disciplina de TCC, eles não conseguem horas adicionais no seu dia. Por isso, é fundamental arrumar tempo na agenda para que o projeto seja feito. Recomenda-se que os alunos deixem de lado atividades que não sejam relacionadas ao curso durante estes meses, especialmente estágios ou trabalhos que tomem muitas horas do dia. Lembre-se que essa é a etapa final de uma longa jornada.

6 – Comece as leituras

Para que os estudantes consigam, de fato, escrever com propriedade sobre o tema escolhido, é fundamental que ele leia bastante. A lista de livros geralmente é indicada pelo professor orientador. Lembre-se que estas obras precisam ser citadas ao longo do projeto, já que se trata de um trabalho de cunho científico, e não de um texto cheio de “achismos” ou de ficção.

7 – Leia sobre as normas da ABNT

Na grande maioria dos casos, os trabalhos devem seguir as normas da ABNT para este tipo de projeto. Essa é uma parte que costuma ser negligenciada, mas que pode custar pontos preciosos dos candidatos na nota final. É fundamental que os alunos entendam as regras exigidas para que o trabalho siga dessa forma. Existem algumas empresas que realizam este tipo de formatação final para os candidatos, mas, mesmo assim, é importante que os alunos tenham noção do que é exigido nas normas.

8 – Não copie nada!

Este pode ser considerado como um mandamento do TCC. O plágio é crime, e, nos dias de hoje, a tecnologia está cada vez mais avançada para encontrar este tipo de recurso. Todo o trabalho deve ser feito pelos candidatos, e todas as citações devem ser devidamente registradas, de acordo com as normas da ABNT.

9 – Faça uma revisão

Ao final do projeto, é fundamental que uma revisão minuciosa seja feita. É normal que um trabalho realizado ao longo de meses acabe tendo inconsistências e erros gramaticais e de formatação. Por isso, é mais recomendado que uma outra pessoa ou empresa faça essa revisão final.

10 – Monte sua apresentação

Na grande maioria dos casos, os estudantes precisam apresentar o seu TCC, para uma banca, que já leu o trabalho. Por isso, as apresentações devem ser um resumo de tudo o que foi apresentado. É fundamental que os alunos treinem essa parte em casa, levando em consideração o tempo separado para a tarefa.

Como fazer um TCC de direito

O direito é um dos cursos mais procurados pelos estudantes brasileiros. O TCC exigido para a obtenção do diploma de bacharel é uma monografia. Como existem muitos projetos nessa área, é fundamental que os alunos escolham um tema bem específico. Não deixe de fazer uma minuciosa pesquisa nos trabalhos já produzidos na área, lembrando que as citações de outros TCCs são permitidas, desde que devidamente e creditadas.

Como fazer um TCC de contabilidade

O curso de Ciências Contábeis existe que os candidatos dominem os números aplicados aos registros financeiros das empresas. É possível escolher um tema de cunho mais teórico, quando os candidatos vão precisar se apoiar mais nos autores que estudam sobre o tema, ou um trabalho de cunho mais prático. Essa segunda opção vai exigir que os candidatos façam pesquisas e analisem números e dados, o que vai exigir um cuidado extra.

Como fazer um TCC de administração

Assim como o TCC de Ciências Contábeis, para o curso de administração os estudantes também possuem dois caminhos que podem ser seguidos, indo para um lado mais teórico ou prático. Um tipo de TCC muito interessante para este curso é o estudo de caso, no qual os alunos podem analisar determinadas situações ou aplicar estratégias e colher dados para um estudo único e que pode ser utilizado pelas empresas no futuro.