Na hora de escrever um trabalho científico, seja para ser aprovado e conseguir o diploma de um curso de nível superior, ou seja, para participar de determinados tipos de eventos e de publicações dessa natureza, algumas dúvidas podem acabar surgindo em relação as diferenças entre monografia e dissertação.

Monografia e Dissertação são a mesma coisa? Veja dicas de uma boa Monografia

É importante ressaltar que boa parte das diferenças destas nomenclaturas são utilizadas justamente para definir a finalidade para qual o projeto será realizado. Muitas vezes as pessoas se referem, de forma errônea, a um ou a outro como se eles fossem capazes de identificar um trabalho mais ou menos completo e aprofundado.

Uma dissertação não pode ser considerada como uma tese de pior qualidade ou que seja mais superficial. O contrário também é verdadeiro, já que uma tese não pode ser definida como uma dissertação que deve ter mais páginas ou como um conjunto de dissertações que podem ser agrupadas em um único trabalho.

Além da finalidade, a questão da originalidade também se torna imperial. Os trabalhos monográficos ou monografias constituem o produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação (Vianna, 2001). Sua principal característica é a abordagem de um tema único (mónos = um só e graphein = escrever). Portanto, todos os trabalhos acadêmicos são monográficos.

Portando, dentro deste conjunto podemos encontrar tanto a monografia quanto a dissertação. O primeiro é definido como um trabalho acadêmico Lato sensu que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de processo de investigação sistemática. As monografias tratam de temas circunscritos, com abordagem que implica análise, crítica, reflexão e aprofundamento por parte do autor.

Já a dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre. Os projetos de dissertação não precisam abordar necessariamente temas e/ou métodos inéditos. O aluno de mestrado deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

Sendo assim, pode-se concluir que um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é exigido na maioria dos cursos de graduação, é uma monografia.

Dicas para escrever uma boa monografia

Monografia e Dissertação são a mesma coisa? Veja dicas de uma boa Monografia

Assim como vimos anteriormente, a monografia é um trabalho que se dedica a investigar um único assunto. Por isso, é fundamental que o aluno tenha isso em mente no momento em que for definir o tema. Ele deve ser um assunto único e bastante específico. Quanto mais específico for, maior a chance do trabalho ter qualidade. Não é recomendado tentar “abraçar o mundo” e resolver todos os problemas da humanidade neste tipo de trabalho.

O professor orientador terá um papel fundamental durante o processo de construção me uma monografia para TCC. Ele deve ser utilizado em todas as etapas, inclusive na hora de trabalhar o tema da melhor forma possível. Para isso, é fundamental que o professor escolhido tenha experiencia acadêmica na área da monografia será produzida.

Junto com o professor orientador, é fundamental que o estudante dedique um bom tempo inicial para criar um projeto e um cronograma para a execução da monografia. Como se trata de um trabalho que será feito ao longo de meses, é preciso separar bem o tempo para que todos os processos sejam contemplados, desde as leituras, passando pelas pesquisas e separando um tempo para que o projeto seja revisado no final.

A grande maioria das instituições de ensino exigem que a monografia seja entregue formatada de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por conta disso, é importante que os alunos dediquem um tempo para entender o que essas normas exigem. Mesmo que pretenda pagar alguém para realizar o trabalho de formatação, é fundamental ter uma noção do que é exigido, até mesmo para que as informações estejam disponíveis quando forem necessárias.

Não esqueça de dedicar um bom tempo para fazer a revisão completa do trabalho. O mais recomendado é que este trabalho seja feito depois de um tempo distante do processo de escrita. Caso contrário, como a escrita ainda está muito presente, erros podem passar simplesmente batido. Em alguns casos, é recomendado que o estudante terceirize este serviço.

Por último, nunca esqueça de separar um bom tempo no cronograma apara a elaboração da apresentação final do projeto, já que essa também costuma ser uma das notas avaliadas que vai compor o conceito final da sua monografia.