Temos a profissão do Operador de Telemarketing ou ainda de teleatendimento uma profissão devidamente criada por diversos avanços de tecnologia e por globalização como os novos métodos de interação entre os consumidores e principalmente os seus fornecedores. O ambiente de trabalho está concentrado principalmente em diversas centrais de atendimento determinada ou os call centers por exemplo.

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Existe uma estimativa de que mais de 1,5 milhões de trabalhadores atuem nesta área, devido a altos contingentes de trabalhadores, houve a criação de uma lei que trata de forma exclusiva o ambiente de trabalho de teleatendimento.

Os operadores de telemarketing de forma básica trabalham com dois instrumentos, o telefone e um computador. A condição de trabalho deste profissional acaba por exigir uma posição estática, onde este deverá ficar sentado por longos períodos de tempo. Existe basicamente três condições que poderão demandar uma melhor avaliação deste tipo de trabalho, o que podemos citar os ruídos, a ergonomia e o estresse.

O estresse demandado pela função, de metas a serem alcançadas e dificuldades de entrosamento e esclarecimento de demandas pelos clientes talvez seja um dos maiores problemas desta profissão. Para diminuir esta situação é importante que exista um treinamento de forma adequada e contínua, além de toda a orientação de trato psicológico quando isto for necessário.

Saiba mais sobre o dia do telemarketing

Estabelecido desde o ano 2000, o Dia do Operador de Telemarketing é comemorado a partir do dia 4 de julho. Esta é uma importante data para cada um dos milhares de profissionais que trabalham durante o dia ou a noite falando ao telefone com pessoas de todo o Brasil, atuando nos serviços de atendimento aos clientes.

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A data oferece uma homenagem também para quem é agente de atendimento e atua nos setores de relacionamento ao cliente e consumidores. A partir deste segmento que acaba indo além dos SACs, estes profissionais acabam atendendo os usuários oferecendo os serviços e produtos diversificados, entre uma série de serviços.

Entre os serviços de telemarketing que mais contratam profissionais estão as áreas de finanças e de telecomunicações, com pelo menos 56% de demanda. Logo em seguida, temos o varejo, serviços e comércio, entre outros segmentos.

De acordo com o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e também os Conexos, eles são bem mais do que um milhão de funcionários no Brasil e possuem um crescimento anual de mais de 11% ao ano.