Todo o dia 20 de julho, é comemorado o dia que o homem pisava na lua pela primeira vez. A partir disto, a missão Apolo 11 acabou entrando para a história quando o comandante Neil Armstrong acabou por entrar na história deixando a sua pegada na lua. Todo este processo acabou sendo acompanhado de forma ao vivo pela televisão, aqui na Terra.

dia-da-1a-viagem-a-lua

Para se ter ideia, mais de 600 milhões de pessoas acabaram acompanhando ao vivo o processo pela televisão, o que era mais de 1/3 da população mundial da época. Foi no horário dás 05 horas, 17 minutos e 40 segundos, o horário de Brasília, que no dia 20 de julho de 1969 o comandante da Apollo 11, Neil Armstrong saiu da cápsula lunar de forma lenta e desceu os degraus. Ele a partir disto disse a frase que acabou por sintetizar a vida especial, a frase citada foi a seguinte “é um pequeno passo para o homem, e um salto gigante para a humanidade”.

Estas comemorações acabaram por ser um grande símbolo para a história da humanidade, e também um grande símbolo para a história americana.

Curiosidade sobre a data

É interessante citar que além da bandeira dos Estados Unidos, um outro objeto acabou sendo fincado no solo lunar pela missão, esta foi uma placa de metal com um texto simbólico onde dizia a seguinte afirmação: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Julho, 1969 dC. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.

dia-da-1a-viagem-a-lua-2

Outra notícia interessante é que os astronautas recolheram em torno de 27kg de material lunar em pedras, e em poeira presente na superfície da lua.

A missão acabou instalando equipamentos na Lua, como por exemplo refletores de raios laser, um sismógrafo, uma antena de comunicação, bem como um painel para estudo dos ventos solares e uma câmera de tv também.

Outra informação interessante é que o computador do módulo lunar da nave que acabou descendo com os astronautas na lua acabava se chamando Apollo Guindance Computer (AGC). Este computador pesava mais de 30 kg e tinha uma memória RAM de apenas 2 kb. Em um comparativo simples, para se ter uma ideia, um iPhone 5S pesa em torno de 122 g e conta com 1GB de memória RAM, porém, vale lembrar que o ano era 1969, e isto era um grande avanço.