São Tomé é um dos doze apóstolos que foram escolhidos originalmente por Jesus, conforme os Evangelhos sinóticos e atos de apóstolos.

dia-de-sao-tome

O apóstolo contava com um temperamento bastante audacioso, e repleto de generosidade, percorrendo todas as etapas da fé, professando a partir disto que Jesus era realmente Deus e Senhor. A partir disto, ausente na primeira aparição de Jesus, ele acabou duvidando dos colegas se tivesse voltado. Assim que contou com a presença de Jesus, se tornou o primeiro dos apóstolos para se dirigir a Jesus nestes diversos termos. Além disto, ninguém até o momento, nem Pedro e João, havia pronunciado a palavra Deus se dirigindo a Jesus.

Tomé foi um mártir que nunca teve medo de expor a realidade de sua fé, e também de sua razão, mostrando que queria cada vez mais saber sobre o assunto. O ditado “a paz esteja convosco”, foi retirada de uma de suas frases citadas. De acordo com as tradições, Tomé teria ido depois de Pentecostes, a partir de evangelizar no oriente e índia onde acabou morrendo martirizado, ou seja, morreu por amor, em testemunho de sua fé.

O que o dia de São Tomé significa para os fiéis?

dia-de-sao-tome-2

Esta é uma data que se festeja a santidade de vida dos apóstolos que não chegaram até o céu pelas suas limitações, por ter sido atingido a uma ilimitada misericórdia do senhor. A partir disto São Tomé era apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo que era considerado o mais teólogo dos doze, onde com as suas perguntas se possibilitava toda a revelação de Cristo e a chamada Tríade.

A partir disto, Tomé disse “Senhor, nem sabemos para onde vais, e o discípulo que duvidou da Ressurreição de Deus, e pôs as mãos nas chagas do mesmo, curando a partir disto com a ferida de nossa incredulidade”.

São Tomé, se despede de suas escrituras colocando a sua fé em voga, citando “Meu Senhor e meu Deus”( Jo 20 – 28). Esta então foi uma expressão que não apenas saiu da boca de Pedro, e nem de João, mas sim de Tomé, o que segundo a tradição teria ido para evangelizar o Oriente e a índia até se tornar um verdadeiro exemplo de fé. Não se tem conhecimento do que ocorreu a partir disto com São Tomé quando foi para a índia e após este período.