O envolvimento com os alunos nas aulas de matemática é um dos maiores e mais importantes desafios encontrados por professores de Ensino Fundamental 1. Durante os primeiros anos de ensino, quando a turma está aprendendo a lidar com os números, o professor precisa criar uma abordagem interessante e criativa para que possa transformar o ensino do conteúdo em uma aprendizagem real.

Para que possa auxiliar os docentes nessa tarefa, confira algumas dicas de jogos para ensinar os pequenos a contar. Os conteúdos são totalmente gratuitos, para os aproveitar basta se cadastrar no site e convidar toda a turma para jogar.

Jogo Bando de Pássaros

Neste jogo, as crianças são desafiadas e a contar de 1 a 20, e através de um binóculo acabam enxergando pássaros voando no céu, e precisam responder quantas aves viram. O objetivo é praticar a contagem e ainda a soma de dois ou mais números que são vistos.

Jogo dos dez primeiros

Esta foi uma tarefa interessante que consiste em identificar quantos dedos ou objetos faltam para chegar ao número 10. Esta atividade poderá ainda auxiliar os pequenos a praticar meios de encontrar uma parcela ausente na soma, bem como a compor o dez e desenvolver a flexibilidade somando os números de um dígito.

Espionando os suricatos

A hora agora é trabalhar em uma contagem rápida de até seis. As crianças para isto precisam ser ágeis para contar quantos suricatos aparecem na tela rapidamente. Além de auxiliar a desenvolver a contagem rápida, o jogo ensina a separar visualmente o grupo de formas interessantes e individuais.

Jogo das Cambalhotas

Para que possa trabalhar a contagem de números de 10 a 19, alunos precisam identificar quantos acrobatas estão no picadeiro. Esta ideia é que eles possam aprender sobre dezenas e o que isso deverá significar. No jogo será possível arrastar o mouse para criar diversas composições de atletas, e estimular a turma a fixar estes conceitos.

Fonte: Nova escola