Aproximação Inicial:

• Leia para os alunos, textos que falem sobre os primeiros habitantes da terra, as sociedades e culturas desse povo e sua participação na formação da sociedade brasileira.

Objetivos:

• Reconhecer os índios como primeiros habitantes de nosso território.
  • Identificar como decorreram as relações entre os nativos e a sociedade dominante, desde a colonização até os dias de hoje.
  • Compreender as condições dos índios na atualidade brasileira e suas perspectivas futuras.
  • Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas dos índios.
  • Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na atualidade.

Procedimento:

Verifique as informações que os alunos já conhecem sobre:

• O que vocês sabem sobre as línguas, as crenças e os rituais religiosos dos índios?
  • E sobre as artes, o trabalho e os instrumentos?
  • Quais os alimentos que vocês conhecem que eram cultivados pelos índios?
  • Além de plantar, quais eram as outras atividades que os índios faziam para conseguir alimentos?

Para conhecer melhor a vida dos indígenas, divida a classe em seis grupos.

Peça para cada grupo fazer uma pesquisa com textos, fotos de índios e materiais sobre:

• 1º. Grupo: povos indígenas do Brasil na época do descobrimento e suas línguas.
  • 2º. Grupo: alimentação, agricultura, caça e pesca.
  • 3º. Grupo: crenças, rituais religiosos, festas e mitos.
  • 4º. Grupo: artes, trabalho e tecnologia.
  • 5º. Grupo: aldeia, habitação e educação.
  • 6º. Grupo: povos indígenas do Brasil atual – os direitos dos índios na Constituição.

Explorar com cada grupo, o material pesquisado e trazido para a classe.

Avaliação:

• Organize cartazes com textos e fotos. Peça para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
  • Elabore resumos sobre as pesquisas para a exposição.
  • Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características da vida dos índios.