De toda a trajetória da vida escolar de um estudante, a hora das provas é com toda a certeza a mais temida. Isso porque o temido “branco” é muito mais comum do que os alunos desejariam e acabam resultando em notas baixas que acabam por trazer uma série de dores de cabeça.

Porém, para contornar esse problemas é possível aderir a diversas técnicas de memorização que quando seguidas corretamente são comprovadamente eficientes. Elas podem ser muito úteis em épocas de provas e até mesmo nos tão temidos vestibulares.

Ficou curioso? Continue lendo e confira os segredos de quem vai bem em todas as provas.

Estudar no mesmo dia das aulas

Viu um assunto nas aulas? Chegue em casa, releia o conteúdo aprendido e pesquise mais sobre ele. Essa é uma ótima maneira de memorizar os conteúdos aprendidos no dia, isso porque grande parte do que vemos durante o dia é praticamente completamente esquecido caso não exercitemos.

Memorização Alunos

Então sempre revisar os assuntos das aulas em casa é uma boa pedida para estar sempre com o conteúdo em dia e também para memorizar os assuntos necessários em partes menores.

Durma bem durante a noite

Ao contrário do que muitos pensam, virar a noite estudando não traz ganho nenhum. Isso porque uma boa noite de sono é aquilo que mais ajuda na fixação de todo o conteúdo que foi aprendido durante o dia.

O ideal é que o estudante durma oito horas por noite. Caso ele pule noites de sono, o aprendizado é prejudicado e ao invés de ajudar, a noite perdida para o estudo só servirá para que o estudante esqueça praticamente tudo o que aprendeu durante o dia.

Resista ao marca texto

Um dos apetrechos mais amados e utilizados pelos estudantes é o marca texto. E a grande verdade é que ele muitas vezes pode ser um vilão na hora da memorização. O ideal é ler todo o texto sem fazer anotações e sem destacar trechos específicos.

Técnicas de memorização para alunos irem bem nas provas

Depois, em uma segunda leitura, o indicado é ler cada parágrafo, entender o que ele diz e fazer suas próprias anotações somente após entender o conteúdo do que você está lendo.

Resumos são os maiores aliados

Se o marca texto é o vilão, os resumos são os grandes heróis. Isso porque eles são os melhores aliados na hora de memorização do conteúdo. Porém, para ser eficiente, ele precisa ser construído de maneira correta, e não como uma mera cópia de trechos do texto lido.

O ideal é que o aluno preste atenção naquilo que está aprendendo, explique o que foi visto para si mesmo, confirme se o que você se explicou está correto e só depois passe as ideias para o papel com suas palavras.