Ao estudante que pretende realizar cursos de graduação no exterior ou concorrer a bolsas de intercâmbio de programas e agências variadas, o exame de proficiência é um requisito básico entre a lista de exigências para realização do intercâmbio. Entre vários testes aplicados no país, alguns se tornaram mais famosos entre os brasileiros, certificando o nível de conhecimento do estudante na língua em questão.

Os testes de proficiência envolvem análise geral do estudante, contando com exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral, que auxiliam na comprovação do nível de conhecimento do estudante no idioma escolhido. Avaliando os mais conhecidos e melhores testes de proficiência em inglês aplicados no Brasil, podemos considerar algumas opções. Confira detalhes sobre alguns deles, incluindo as melhores opções de acordo com o destino que você escolher para sua viagem de estudo no exterior!

Melhores testes proficiência inglês

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

Direcionado aos estudantes que buscam ensino em universidades norte-americanas, principalmente nos EUA e no Canadá, o TOEFL é o melhor exame a ser considerado. Contando com duas versões, uma papar-based (PBT) e uma computer-based (CBT), a prova conta com três seções: Compreensão oral, expressão escrita e estrutura e compreensão de texto, além de uma seção a mais ao estudante que realizar a versão de computador. As notas aplicadas avaliam o desempenho do estudante e garantem sua chance de aceitação em grandes universidades internacionais.

IELTS (International English Language Testing System)

Esse teste é mais aplicado aos estudantes que pretendem cursar diferentes programas no Reino Unido. Incluindo exercícios relacionados à fluência verbal, escrita, leitura e compreensão oral, o candidato pode escolher o foco de sua viagem (acadêmico ou para trabalho, com o treinamento geral) para realizar um teste adequado. Diferentemente dos programas tradicionais de estudos internacionais, o IELTS não conta com reprovações. Após a realização da prova, é dada uma nota geral para cada participante, avaliando de 1 a 9 o seu desempenho em cada seção do teste.

TOEIC (Test of English for International Communication)

O TOEIC é o exame mais recomendado aos que buscam empregos em companhias internacionais. Contando com 200 questões de múltipla escolha, abordando assunto de inglês, a prova é amplamente reconhecida por corporações do mundo inteiro, medindo o nível de inglês de profissionais. O teste é dividido em seções de leitura e compreensão oral. As notas variam de 10 a 990, avaliando seu nível de especialização em inglês, sem reprovações.

Melhores testes de proficiência em inglês