Estudar fora do país é o sonho de muitos estudantes do Brasil. Porém, tal feito costuma ser bastante caro, principalmente tendo em vista que o real é muito desvalorizado quando comparado às moedas dos destinos mais desejados pelos estudantes.

Mas apesar disso, há um fator que pode ajudar estudantes irem fazer cursos fora do país sem precisar arcar com os custos da viagem. Conseguir uma bolsa de estudos no exterior é a grande dica e o grande desejo de quem não pode bancar sozinho passar um tempo estudando fora do país.

O que acontece é que ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto e a maioria dos estudantes não sabe nem por onde começar para conseguir uma tão sonhada bolsa de estudos no exterior.

E para ajudar você nesse processo, separamos uma série de dicas que irão guiar você para uma bolsa. Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Pesquise as faculdades

Antes de mais nada, é preciso escolher o país onde se deseja estudar e também selecionar as faculdades que mais interessarem você. Muitas faculdades no exterior oferecem programas de bolsa para estrangeiros, então é preciso ficar sempre atento aos editais.

Como conseguir bolsas de estudos no exterior

É preciso ter em mente que para conseguir uma bolsa é preciso ter a mente aberta, porque as vezes você pode não conseguir uma bolsa na faculdade que queria, mas outras podem estar oferecendo programas nos quais você tem uma chance maior. Esteja aberto a oportunidades.

Inscreva-se nos programas

Depois de ter escolhido algumas faculdades, procure no próprio site delas programas de intercâmbio e de bolsas. Sempre há uma aba separada para isso. Pesquisar por “bolsas para estrangeiros” na internet também é uma boa, pois assim você terá acesso a listas de faculdades que oferecem o programa de bolsas.

Feito isso, é preciso se atentar às exigências de cada faculdade e verificar se você atende a todas elas. Caso contrário, as suas chances de conseguir são baixas.

Verifique na sua faculdade

Como conseguir bolsas estudos no exterior

Muitas faculdades, tanto particulares quanto públicas, oferecem programas de intercâmbio com bolsas para seus alunos. Isso porque as instituições costumam estabelecer convênios, facilitando a troca de alunos.

Procure programas do governo

Programas como o Ciência Sem Fronteiras é uma boa oportunidade para alunos que desejam obter uma bolsa no exterior. Mas vale ressaltar que esse programa é exclusivo para alunos que não sejam da área de humanas.

O importante é pesquisar as opções que mais se encaixam com você e ir tentando. A grande dica é não desistir na primeira tentativa. Apesar de não ser tarefa fácil, conseguir uma bolsa para estudar no exterior não é impossível e exige apenas dedicação, muita pesquisa e comprometimento do aluno.