Atualmente, qualquer pessoa no mundo pode estar inserida dentro de uma realidade repleta de celulares e de computadores, vendo televisão e ouvindo rádio e se comunicando com pessoas do outro lado do mundo facilmente e rapidamente.

No entanto, nem sempre foi assim, já que a comunicação humana teve de passar por uma evolução constante, e esta evolução ainda está em curso, apontando para mais mudanças logo à frente.

Portanto, vamos observar como se deu esta evolução dos meios de comunicação ao longo da História, para que você possa entender qual foi a caminhada até o smartphone em que hoje repousam suas atenções.

Pinturas rupestres e primeiras formas de linguagem

Na Pré-História o ser humano começa a desenvolver as primeiras formas de linguagem, para depois disto, começar também a desenvolver a capacidade de pintar as paredes das cavernas.

Meios de comunicação longo da História

Estas cenas do cotidiano do homem pré-histórico (500 mil A. C. a 18 mil A. C.) permitiram que mensagens fossem transmitidas a outras populações e que também imagens fossem enviadas para o futuro, para a posteridade.

A importância dos rios

Na chamada Idade dos Metais, que vai de 5 mil A. C. a 4 mil A. C. tem início o período em que os rios passam a exercer um papel decisivo na comunicação entre populações inteiras.

Cidades e civilizações passam a se comunicar por meio dos rios, que serviam também de transporte de alimentos e de recursos.

Surgimento da escrita

Pois foi em aproximadamente 4 mil A. C. que surgiu na Mesopotâmia e também no Egito, a escrita, que viria a mudar completamente a forma de comunicação entre povos, e principalmente, a forma como o conhecimento era transmitido de uma geração para outra.

O primeiro jornal da História

E com a escrita, várias outras coisas passaram a surgir, facilitando a comunicação das pessoas, como o jornal, cujo primeiro exemplar foi a público em 59 A. C., em Roma, pelas mãos de Julio César, que tinha a clara intenção de informar pessoas.

Rádio

Meios de comunicação ao longo da História

Mas muitos séculos se passaram até que outra grande forma de comunicação importante e revolucionária surgisse: o rádio, que teve sua primeira transmissão feita em 1900.

Televisão

Este é um meio de comunicação que hoje se mostra “cansado”, mas que desde a sua aparição, em 1924, tem feito parte da vida de muitas pessoas: a televisão, que trouxe ao mundo a imagem, que foi uma grande novidade.

Com isto, o caminho foi aberto para que computadores e depois celulares surgissem.