O mês de abril está começando, e para muitas pessoas, ele é um mês em que normalmente é comemorada a páscoa, e em que se tem o famoso Dia da Mentira, lembrado no dia 1º de abri.

Mas a verdade é que olhando do ponto de vista histórico, o mês de abril foi palco de acontecimentos importantes e marcantes dentro da História da humanidade. Vamos ver quais são eles!

Dia da Mentira

O primeiro de todos, nem chega a ser um acontecimento histórico dos mais relevantes, mas merece ser contado em detalhes: o chamado Dia da Mentira, que sempre é lembrado no dia 1º de abril tem relação com diversas historietas, mas a mais interessante vem da França.

A partir do século XVI, o ano novo passou a ser festejado em 25 de março, com festejos que duravam uma semana, culminando no dia 1º de abril, só que em 1564, o calendário gregoriano passou a ser adotado, e o rei determinou que o ano novo seria em 1º de janeiro. Os que continuaram celebrando em 1º de abril passaram a ser alvo de gozações e começaram a receber presentes estranhos e muito mais.

Independência do Chile

Abril-Acontecimentos

Em 5 de abril 1818, um exército de argentinos e chilenos vencem a Batalha de Maipú, expulsando espanhóis e garantindo a independência do Chile.

Diretas Já

Num dia 16 de abril, em 1984, nada menos do que 1,5 milhão de pessoas se reuniram no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, para pedir as Diretas Já, ou seja, para pedir a volta do voto direto para presidente. No entanto, nove dias depois disto, a emenda das Diretas acabaria sendo rejeitada no Congresso.

Publicação de O Livro dos Espíritos

Em 18 de abril de 1857, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, publica O Livro dos Espíritos, que dá início à chamada codificação da doutrina espírita.

Tiros em Columbine

Acontecimentos Abril

Foi em 20 de abril de 1999 que dois estudantes, Eric Harris e Dylan Klebold, entraram armados na escola secundária Columbine, localizada na pequena cidade de Littleton, nos Estados Unidos, atirando, matando doze alunos e um professor, ferindo outras vinte e três pessoas e depois cometendo suicídio.

Construção da Bastilha

Em 22 de abril de 1370 que teve início a construção da Bastilha, que seria uma fortaleza para proteger a cidade de Paris, localizada na região leste da cidade. No entanto, ela ficaria famosa mesmo por ter servido de prisão estatal, e por ter sido atacada e posteriormente destruída nos eventos da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789.