O papel e sua aplicação no dia a dia
Você já parou para pensar qual a importância do papel em sua vida? Confira um pouco de sua aplicação prática e também a sua origem!
Por Victor Palandi
Você já parou para pensar qual a importância do papel em sua vida? Ele tem uma importância muito grande em nossas vidas. Se não fosse pela descoberta do papel, onde iríamos escrever? Ele é o nosso grande aliado, e está presente em quase tudo que existe no nosso dia a dia. É por causa do papel que podemos ler um livro, escrever, desenhar e pintar.
Mas você já pensou se ele não existisse? Onde escrever as nossas ideias, os nossos pensamentos, como aprender coisas novas e ter acesso aos livros entre outras obras de arte da nossa literatura? Como registrar os acontecimentos importantes que ocorreram no mundo e em nossas vidas?
Temos uma infinidade de coisas que são feitas de papel, como os enfeites de carnaval, as embalagens e caixas de papel para embalagens de doces, sucos, leite e de alimentos. O dinheiro que usamos também é feito de papel. Vamos conhecer um pouco sobre a sua origem!
Resumo:
Origem do papel

Há muito tempo, o papel foi desenvolvido pelo chinês Ta’ai Lun, que queria ser conhecido na corte na época do império na China. Ele era uma pessoa muito inteligente e ambiciosa e queria desenvolver algo muito esplendoroso para se tornar importante e famoso.
E dessa vez deu certo! O chinês misturou água, tecidos e plantas dentro de um tanque e fez uma maçaroca. Pegou algo parecido com uma peneira colocou seda (antigamente os chineses escreviam sobre a seda) e deixou endurecer. Depois de algum tempo, ele percebeu que uma fina camada tinha ficado sobre a peneira. Retirou com muito cuidado e observou que conseguia escrever sobre a camada fina. Pronto! O papel para a escrita já estava pronto! Com o tempo ele foi aperfeiçoando, e cada vez mais, as pessoas utilizavam o papel para a escrita. Ele teve o seu reconhecimento e seus dias de glória!
Atualmente, várias técnicas existem para a fabricação de papel. A matéria prima principal é a celulose, retirada de vegetais e da madeira de árvores. Outras matérias primas existem para a fabricação de papel como o algodão, o linho, cânhamo (tecido bem parecido com o linho) e outras plantas retiradas e descobertas da natureza. Afinal, o homem não para de descobrir a cada dia coisas novas! Como a matéria prima mais usada para a fabricação de papel é a celulose, várias empresas procuraram se especializar na plantação de árvores que melhor produzam a celulose para a fabricação do papel. Essas árvores são plantadas em áreas de reflorestamento de forma sustentável, preservando a natureza e o meio ambiente.

Pesquisa indica que gelo no mar do Ártico deve desaparecer até 2035
Confira curiosidade sobre países pouco conhecidos
Acidentes de trabalho matam 4.000 pessoas no Brasil
Por que Economia é Humanas, e não Exatas?
3 maneiras eficientes de pesquisar na internet