Hoje, somos bombardeados com informações de todo o tipo. Seja pela TV, internet, rádio, e-mail ou redes sociais, elas surgem por todos os lados e sem aviso prévio.

A boa notícia é que a quantidade de conteúdo com boa qualidade também é gigantesca! Se isto é bom? Claro que sim! O problema aparece quando não conseguimos administrar todo este fluxo.

Com tanta coisa assim, é impossível ver ou acompanhar tudo que chega até nós. O que precisamos é de uma maneira rápida e eficaz para saber como lidar com o excesso de informação no nosso dia a dia.

Outra boa notícia é que isso é possível! Quer saber como? É só continuar a ler os passos a seguir:

Saiba o que você quer

O primeiro passo para filtrar o excesso de informações que recebemos é ter clareza do que a gente quer. Esta certeza engloba diversos aspectos, que vão desde aquilo que queremos para os nossos negócios às nossas expectativas de vida e de nós mesmos.

Informação Excesso

Sabendo onde se quer chegar, tudo se resume à questão de priorizar quais são as informações importantes e descartar aquelas que não são relevantes.

Tenha prioridades

Agora que você já estabeleceu o que é mais importante, basta saber ignorar o restante do conteúdo que chegar para você. Esta pode ser uma tarefa difícil no início, mas aos poucos você vai se acostumando ao processo.

Mas atenção! Ao receber uma informação diferente do que você deseja, não ignore imediatamente. Analise brevemente pela chamada da informação, por exemplo, se o conteúdo faz sentido no plano que você traçou.

Processe as informações

Com as fontes de informação mais selecionadas, tente reservar um tempo na agenda, nem que seja uma vez na semana, para colocar a leitura desse material em dia.

Se não for possível estabelecer um período certo, estas informações podem ser lidas no ônibus, horários e intervalos de voo ou diariamente pela manhã ou antes de ir dormir. O que for interessante, leia até o final. O que não for muito bacana, descarte e ganhe tempo.

Guarde o que for importante

excesso de informação

Se você leu um conteúdo que realmente valha a pena ser lembrado, você também pode salvar um arquivo com estas informações.

Muitos sites ou blogs, por exemplo, trazem dicas, orientações e demais fontes importantes sobre diversos temas que, se forem relevantes para o cumprimento do seu plano inicial, podem merecer sua atenção mais de uma vez.

Descanse a mente

O excesso de informações pode sobrecarregar seriamente nossa mente. Para se desligar um pouco, tire um tempo para você e relaxe.

Se você gosta de literatura, por exemplo, leia algo mais leve e descontraído. Assista a um filme, converse com seus amigos ou saia para dar um passeio. Apesar de simples, estas atitudes podem fazer verdadeiros milagres para nossa mente.

E lembre-se! Ou você aprende a lidar com o excesso de informação ou fica à mercê do que pode se tornar uma grande bola de neve.