A internet se tornou um local muito interessante para as pessoas que estão querendo aprender coisas novas. E isso acabou se intensificando durante o período de pandemia de Covid-19, que durou praticamente dois anos a partir do começo de 2020. Com isso, diversos cursos acabaram sendo disponibilizados na internet.

Itaú Cultural oferece cursos gratuitos sobre educação e arte

O conteúdo dos cursos são os mais variados, englobando diversos temas, incluindo a arte, que se tornou tão importante para que as pessoas conseguissem manter a sua saúde mental. O Itaú Cultural, por exemplo, disponibilizou 4 cursos online que aborda o tema educação e arte. As formações são autoinstrucionais, com diversos recursos para que o(a) cursista possa aprender de modo independente, e disponibilizam certificado de conclusão.

Abaixo você confere uma prévia dos cursos e também a forma como eles podem ser acessados:

Arte-educação como prática emancipatória

Este é um curso que trabalha questões relacionadas a colonização da educação e das expressões artísticas e buscar criar olhares sob perspectivas não ocidentalizadas. O conteúdo programático é composto por 32 aulas, com carga horária de 10 horas, e aborda a origem de alguns conceitos da arte e como reestruturá-los para contemplar maior diversidade.

Acesse o curso aqui.

A música e seus desdobramentos

O curso é apresentado pelo músico e educador André Hosoi e tem como principal objetivo mostrar a influência da música nos espaços, principalmente o escolar, bem como as funções e os fundamentos dessa forma de arte e o que nosso corpo tem a ver com tudo isso. O conteúdo é composto por 31 aulas, com carga horária de 12 horas, e pretende dar suporte para professores(as) explorarem essa expressão artística em sala de aula a partir de itens do cotidiano.

Itaú Cultural oferece cursos gratuitos sobre educação e arte

As artes do corpo como metodologia

O conteúdo do curso tem como principal objetivo promover o uso da dança e do teatro dentro de sala de aula. A artista e educadora Deise de Brito apresenta estes temas a partir de narrativas descolonizadoras e estimula a reflexão sobre o fazer cênico como manifestação política e social.

Arte e ciência

Este novo curso é mediado pela doutora em artes visuais Alecsandra Matias de Oliveira e oferece um conteúdo muito interessante relacionado a arte enquanto conhecimento científico. Entre os principais objetivos, destacam-se o de mostrar as relações entre as expressões artísticas e a ciência e o de elucidar quais contribuições a arte ofereceu para o desenvolvimento de áreas científicas no decorrer da história.