surgimento do futebol no mundoAntigamente, o futebol era tido como um esporte tipicamente brasileiro. Hoje, diversos países ao longo do globo adotaram o esporte bretão como uma das paixões no mundo esportivo. Nas Copas do Mundo é possível observar que cada vez mais nações estão avançando nas técnicas futebolísticas para fazer “bonito” em campo, como gostam de afirmar os cronistas esportivos. Mas, afinal de contas, como o futebol surgiu? Quem são os seus criadores?

Publicidade

O ato de jogar com uma única bola remonta a mais de 2.000 anos, com diferentes particularidades em cada continente ou país. Todo esse conhecimento não deve ser desprezado quando se pensa o surgimento do futebol. Exemplos de como o esporte era praticado na China e em sociedades mais antigas dão conta de que o futebol é muito mais antigo do que se imagina. Porém, a oficialização do surgimento do futebol está colocada nas mãos de um país europeu.

A história aponta que as primeiras noções de futebol foram pensadas no ano de 1863, na Inglaterra. Naquele período, os ingleses promoveram a divisão do chamado rugby-football e a Association Football. Dessa separação foi criada a Football Association. São os espaços “formais” onde se pensava o esporte como forma de diversão e cultura.

Para a Inglaterra, o futebol passou a ser um desporto de equipe. Nesse esquema, sempre haveria duas equipes, com 11 jogadores em cada. O árbitro coordenava esse movimento dos jogadores, verificando se todas as normas estavam sendo seguidas conforme os regulamentos.

Especialmente admirado pelos trabalhadores, o futebol passou nesse período a ser considerado um mac hard disk cleanup esporte bastante popular. Difere, nesse caso, de outros esportes mais voltados para as classes mais abastadas do ponto de vista financeiro.

Características do espaço e regras do futebol

surgimento do futebolEm termos de características do palco onde é realizado o show, os ingleses definiram que o futebol deve ser jogado sempre em campos retangulares e com gramados adequados. Esse aspecto do gramado nem sempre é observado, pois tanto crianças quanto adultos acabam realizando as chamadas “peladas” em espaços onde não há qualquer grama, geralmente os campos de “chão”.

No campo, há uma baliza em cada lado. O jogador de cada time, a partir de suas posições de jogo, deve colocar a bola através do campo adversário e marcar o ponto. Esse ponto é um dos principais astros do futebol, chamado de golo (termo europeu) e de gol aqui no Brasil.

Atualmente, há um órgão que coordena o futebol em âmbito internacional. É a chamada Fédération Internationale de Football Association, também conhecida pela sigla FIFA. Em cada país, há torneios e copas específicas para disputas de futebol. Nesses torneios, são revelados os principais jogadores e equipe de cada nação.

A partir disso, há uma seleção de jogadores mais “conceituados” que disputam o principal campeonato futebol que coroa o famoso esporte: as copas do mundo organizadas pela Fifa. O evento acontece a cada quatro anos e reúne equipes de vários países, com expectadores distribuídos em todos os cantos do mundo.