Pandemia foi escolhida como a palavra do ano de 2020, de acordo com o dicionário Merriam-Webster. A entidade sempre escolhe uma palavra que se torna uma espécie de representante daquele ano, e a escolha para 2020, não causou grande surpresa. “Isso provavelmente não é um grande choque”, disse Peter Sokolowski, editor geral da Merriam-Webster, à agência de notícias Associated Press.

Pandemia é eleita palavra do ano pelo dicionário Merriam-Webster

Muitas vezes, uma grande notícia tem uma palavra técnica associada a ela e, neste caso, a palavra pandemia não é apenas técnica, mas tornou-se geral. É provavelmente a palavra pela qual vamos nos referir a este período no futuro ”, disse ele.

De acordo com o dicionário, a palavra acabou tendo um grande pico de pesquisas ao longo do mês de março, quando a Organização Mundial de Saúde confirmou que estávamos vivendo uma pandemia. Mas a palavra já havia demonstrado sinais de crescimento no começo de janeiro e também ao longo do mês de fevereiro, especialmente quando começaram a ocorrer as primeiras mortes e surtos nos Estados Unidos.

Em 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo surto de coronavírus uma pandemia global, as buscas por “pandemia” no site aumentaram enormemente. O interesse pela palavra permaneceu significativamente alto ao longo do ano, disse Sokolowski.

Pandemia é eleita palavra do ano pelo dicionário Merriam-Webster

Tendo como base o dia 11 de março, que foi considerado como o grande pico de buscas pela palavra, o volume acabou sendo 115.806% maior do que as pesquisas na mesma data no ano passado.

A palavra Pandemia possuí raízes no latim e no grego, sendo uma combinação de “pan”, para todos, e “demos”, para pessoas ou população. A palavra teria sido criada em meados de 1600, mais especificamente para se referir a uma doença em um texto médico ao longo da década de 1660.