Está preocupado com a alta do dólar? Está com medo dos impactos, ainda piores, que isso pode ter na economia do nosso país? Está programando alguma viagem, mas está com medo, preocupado com suas finanças pessoais?

Pois é. Se essas coisas estão lhe afligindo, creio que você ficará um pouco mais preocupado, pois analistas estão prevendo que o dólar chegará a R$ 4,70 durante o ano.

Com essa situação, fica bastante inviável programar viagens a passeio ou estudo no exterior.

De uma maneira geral, em situações de economia mais instável (algo muito diferente do que temos hoje), os especialistas aconselham que, quem tiver que comprar dólares, procure fazer de forma parcelada, buscando preços médios.

Por exemplo, a pessoa que está com viagem programada para um período bem à frente, seria interessante que buscasse comprar um pouco a cada mês, pois a cotação poderá oscilar bastante nesse meio tempo.

No entanto, na atual situação, isso seria temeroso, visto que a possibilidade de alta é muito grande.

Nesse texto, faremos algumas ponderações a respeito do assunto, para que você entenda um pouco do reflexo que isso pode ter na nossa economia e dando algumas orientações do que você pode fazer.

O que fazer diante dessa inconstância no valor do dólar?

Dolar Alta

1# – Devo comprar dólar nesse momento?

Só quem deverá comprar dólar, nesse momento, é aquela pessoa que fará alguma viagem ou alguém que possua dívidas em dólares.

Importante ressaltar que, com esse risco de alta tão evidente, a compra parcelada da forma que citamos na introdução do texto seria totalmente perigosa. O ideal é que você compre todo o valor de que precisa o mais depressa possível.

2# – Empréstimo consignado

Na verdade, os especialistas vão até mais além e aconselham que você deverá fazer até um empréstimo consignado, com juros baixos, para comprar dólar e evitar os valores ainda maiores que estão por vir.

3# – Investimento em dólar poderá ser uma boa?

Dolar 4,70

Especialistas não indicam o investimento em dólar.

O ideal é que, se você estiver interessado em investir, procure opções como certificados de operações estruturadas em dólar, títulos do Tesouro dos EUA ou ações na Bolsa de Valores americana.

Comprar dólares por si só não rende dividendos ou juros.

4# – Para quem estiver no exterior, cuidado com o cartão de crédito

Com compras em cartões de crédito no exterior, além do IOF de 6,38%, você só descobrirá o quanto pagou pela compra no momento que chega a sua fatura.

O conselho é que só use em último caso.

Fique atento a essas orientações que passamos para evitar ser surpreendido e se afundar em dívidas.