O período da adolescência marca o fim da inocência, do tempo livre, da despreocupação com dinheiro, mas é onde começa a abrir as portas para um mundo totalmente novo. Trabalhar, estudar aquilo que gosta, ganhar dinheiro e adquirir independência dos pais… São ótimos também! Por isso, os familiares perguntam tanto: “O que você vai fazer de faculdade?”. Acho que esta pergunta é feita centenas de vezes ao longo dos anos!

Para um adolescente indeciso, a melhor pergunta é se ele gosta e tem facilidade com as disciplinas da área de humanas, exatas ou biológicas. Um estudante não tem como saber se quer se engenheiro, antes de saber se gosta de matemática, física e química! Por isso, descobrir qual a afinidade do indivíduo é o melhor passo para fazer uma ótima escolha no Ensino Superior.

3 perguntas para descobrir sua afinidade com Humanas

Humanas e Exatas são dois segmentos completamente distintos, onde a maioria das pessoas são boas em um e apresentam dificuldade em outro. É normal, mas o ideal é você escolher a graduação que se encaixa em seu estilo de estudar e ver o mundo. Por isso, caso esteja em dúvida, responda sinceramente as perguntas abaixo, pois elas são determinantes para o seu futuro.

1# – Eu gosto de escrever?

Um profissional que trabalha na área de Humanas precisa, sem sombra de dúvidas, gostar de escrever. Argumentar é essencial, mas, mais do que isso, expor os argumentos de maneira inteligente é fundamental. Por isso, no Ensino Médio você já é capaz de saber se tem facilidade para escrever ou não.

Quando digo “escrever”, não falo em redigir livros de ficção, mas, sim, gostar realmente de colocar no papel (ou computador) o que pensa, suas defesas e muito mais.

2# – Eu gosto de ter dúvidas?

Diferente da área de Exatas, em Humanas você nunca terá certeza de nada. Em filosofia, tudo é questionável e há cadeias de pensamentos totalmente diferentes. No âmbito da política, não há nenhuma certa ou errada, apenas ideais diferentes que se encaixam com pessoas diferentes e seus respectivos modos de pensar. Para se dar bem nesta área, é necessário aceitar que você terá dúvidas, que lerá muitos livros e continuará sem, realmente, saber sobre alguma verdade absoluta ou coisa do tipo, pois tudo é interpretável.

3# – Tenho a mente aberta para novas ideias?

O conhecimento está em constante mudança. No campo das Humanas, ser teimoso não leva a lugar algum. Por quê? Porque quanto mais aprendemos, mais estudamos e mais ganhamos experiência, mais deveríamos mudar de ideia. Olhar aquilo que acreditávamos ser verdade e aceitar que não era bem assim. Mudar de partido na política, por exemplo, é um tipo de mudança que pode ocorrer a partir do momento que os anos passam. Nada é inalterável!

Então, quem deseja se destacar nessa área precisa aceitar que mudanças ocorrerão e que deve estar com a mente aberta para receber as novas teorias e ideias, para, então, evoluir e crescer ainda mais como profissional.