O ano de 2016 foi ruim para uma grande quantidade de pessoas, pelos mais variados motivos. Afinal de contas, foram os meses nos quais a crise econômica acabou realmente mostrando suas piores faces, com aumento na quantidade de desempregados e também com a desvalorização de diversas carreiras.

Por outro lado, existem algumas profissões que acabaram sendo valorizadas ao longo dos meses de 2016, fazendo com que elas chegassem no começo de 2017 em alta. Muitas pessoas pensam que somente as vagas que estão diretamente relacionadas com tecnologia são valorizadas no mercado, mas na lista das que acabaram apresentando um maior aumento no ano passado estão profissões clássicas.

Confira algumas das carreiras quem foram mais valorizadas ao longo de 2016:

Professor de nível superior na educação infantil

Essa é uma carreira que teve uma valorização salarial de 23,3% ao longo dos últimos meses de 2016. Diversas instituições passaram a exigir que os professores que trabalham com crianças nos seus primeiros anos de vida também tivessem diploma superior, sendo que este foi um dos principais motivos para o aumento nos salários.

Analista de recursos humanos

Esta foi uma carreira que teve uma valorização de 10,9% na média de ganhos ao longo do ano de 2016. Muitas empresas estão procurando profissionais que realmente consigam montar uma boa equipe, o que mostra uma grande preocupação da instituição em conseguir encontrar as pessoas corretas para cada posição.

Gerente de Marketing

Outro cargo que teve uma valorização de cerca de 10% no salário pago ao longo do ano de 2016, uma vez que os setores de marketing estão passando por profundas transformações e exigindo cada vez mais profissionais que estejam atualizados e atuantes no mercado como um todo.