O sonho de todo mundo é ser rico. As crianças sempre pensam nisso, pois, então, poderiam ter todas as balas mais caras e com a maior variedade; videogames de todos os tipos e jogos todos os dias; bonecos mais avançados e divertidos; e assim vai.

À medida que elas vão crescendo e se tornando adolescentes, os pais e amigos começam a dizer que ficar rico é muito difícil. Tem que ter nascido em berço de ouro, e que ela deve forcar-se em estudar, trabalhar e ter uma boa aposentadoria.

A verdade é que ser milionário é extremamente possível e palpável. Nós não diremos nenhum segredo especial para que você fique rico; apenas mostraremos que com contas simples você pode projetar todo o seu futuro e caminhar a partir de hoje em caminho da riqueza.

3 dicas utilizando a matemática para ficar milionário

Utilize a matemática para calcular quando ficará milionário

A matemática pode ter os seus momentos difíceis, mas ela tem o lado bom de ser exata. Seguindo o plano exatamente como planejou, acontecerá exatamente como previsto. 1 + 1 sempre será 2.

Então, se você fizer um plano de economias a partir de hoje, em 3 décadas você pode ficar milionário sem nenhum tipo de esforço incomum ou sorte, apenas fazendo mais escolhas certas do que erradas.

Você pode começar a pesquisar desde hoje sobre o mercado de ações, tesouro direto e diversos outros investimentos, além de ficar antenado nos noticiários, como anda a economia e muito mais!

1# – Economize uma parte de tudo que ganhar

As crianças não costumam ter salários, mas, sim, mesadas, dinheiro para lanche e presentes ocasionalmente. Tudo que for financeiro deve começar desde já a ser controlado. Não gaste todo o dinheiro que você ganhar! Acumule uma parte dele e faça esforços para estar sempre guardando mais e mais.

Quando você começar a ganhar mais dinheiro, seja por trabalhar como trainee ou com o pai, mantenha-se firme ao objetivo de guardar bastante, o máximo que puder. Em longo prazo, você verá que valeu a pena!

Uma boa porcentagem é no mínimo 60% de tudo o que ganhar, já que você não tem nenhum gasto importante dentro de casa. Depois, pode cair até 30%, quando tiver mais coisas importantes para pagar.

2# – Diversifique os investimentos

Nunca fique preso em apenas um tipo de investimento, pois este pode dar uma rentabilidade mais baixa ou pode ter riscos altos, então, é sempre bom ter um pouco em cada, assim, você estará protegendo o seu patrimônio.

Para adolescentes, o mais comum é a poupança, que paga 70% da SELIC, o juros básico do Brasil. No entanto, há diversas maneiras de investir que podem dar certo, por exemplo, comprando bala e vendendo na escola!

O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, emprestava caça níquel para bares em troca de dinheiro, isso com 11 anos de idade! Espelhe-se nele.

3# – Compre sempre o mais barato

Por fim, uma boa dica de investimento é comprar o mais barato que você puder. Se o que você quer está 2 reais, mas encontra por R$1,80, então vá no mais barato. Pode parecer pouco, mas a economia foi de 10%!

Para entender melhor a relação do desconto com porcentagem, leia este artigo.