Colégio Web

Saiba mais sobre a profissão de Guia de Turismo

Saiba mais sobre esta interessante profissão que está cada vez mais em alta no mercado.

Publicidade

O Guia de Turismo é um profissional que trabalha com o acompanhamento de grupos de pessoas durante as excursões, os passeios e viagens tanto nacionais como internacionais. A sua função basicamente é assessorar os visitantes ou viajantes, orientando, e apresentando os locais e pontos turísticos. Estes profissionais deverão ainda dar um apoio na logística da viagem, direcionando assim no embarque e desembarque, auxiliando a criação de roteiro a cumprir e informar as atividades que serão devidamente envolvidas.

Saiba mais sobre a profissão de Guia de Turismo

A profissão é regulamentada desde o ano de 1993 no país, e para a exercer é importante cumprir diversos requisitos. É obrigatório que o candidato tenha concluído o ensino médio e seja maior de idade em 18 anos para atuar como guia de turismo regional e maior de 21 para atuar como guia nacional ou internacional. Para o caso de excursões internacionais, é obrigatório que o usuário comprove a proficiência ou atestado de fluência em pelo menos uma língua estrangeira.

Ao concluir o curso, o candidato deverá se dirigir á Secretaria de Turismo do Estado, solicitando a sua credencial de Guia de Turismo, é necessário ainda solicitar o registro de trabalhador autônomo na prefeitura da cidade, e o adastro no Cadastrur.

O sucesso na área depende muito do profissional

Para que o profissional tenha sucesso na área, é interessante que o profissional domine aspectos históricos, culturais e geográficos dos destinos, além de se familiarizar com procedimentos de embarque nos diversos tipos de meios de transporte.

Saiba mais sobre a profissão de Guia de Turismo

Outra particularidade é que é preciso ter carisma, ótima comunicação interpessoal, bom senso para indicar atividades conforme o perfil do grupo, e imparcialidade ao sugerir os lugares de qualidade, independente de valores recebidos de comissão.

A profissão é um grande desafio para a rotina, pois o guia trabalha normalmente em período integral, e durante finais de semana e feriados, onde normalmente as pessoas viajam.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados