Os profissionais da área de dança conhecem uma série de técnicas de movimentação corporal, entre elas o ritmo, o equilíbrio, o alinhamento e o controle respiratório. É este profissional que se utiliza de técnicas para criar e ainda executar coreografias nos espetáculos de dança, no teatro, shows, entre outras coisas.

Saiba mais sobre a carreira de dança

Com relação a carreira acadêmica é muito procurada por diversos profissionais. A partir disto ao término de graduação na área de Dança, o profissional está devidamente apto para ministrar aulas de Educação Artística para o ensino formal. Este profissional poderá ainda atuar como professor ou instrutor de dança, nos cursos livres, academias, até mesmo em hotéis e resorts.

Qual o perfil deste profissional?

O profissional da área de dança acaba trabalhando essencialmente com a expressão corporal. Além de gostar de se movimentar e explorar os limites do corpo, que são características desejáveis para este profissional.

Ter uma boa sensibilidade estética e o gosto pelas artes em geral são algumas das características que podem ajudar este profissional nas suas atividades para criar coreografias, e dirigir espetáculos.

Para os que queiram trabalhar como instrutores de dança, ou professores, é necessário que se desenvolva uma boa capacidade de comunicação.

O mercado de trabalho para quem estuda Dança

Saiba mais sobre a carreira de dança

Saiba que as melhores oportunidades de trabalho para os profissionais da área de Dança estão localizadas nos grandes centros urbanos, onde possam atuar como bailarinos, coreógrafos ou mesmo diretores.

Quem opta por uma carreira acadêmica encontra ótimas oportunidades, e também nos lugares mais afastados de grandes centros. Além das escolas de danças e academias, o profissional poderá lecionar em escolas de educação básica, que possui uma grande carência deste tipo de professor.

São poucas as universidades que oferecem este tipo de curso, mas as poucas que oferecem o mesmo concedem grande qualidade de ensino.

Entre as instituições podemos citar:

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)