Colégio Web

Entenda as diferenças entre Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental

Veja as semelhanças e diferentes entre a Engenharia e Gestão Ambiental para optar pelo curso correto para você.

Publicidade

Quem tiver interesse em investir na área tanto de ecologia como de meio ambiente, saiba que é possível encontrar diversas possibilidades de cursos relacionados a graduação. Alguns deles são tão semelhantes que acabam tornando o processo de escolha mais complicado ainda para quem vai estudar.

Entenda as diferenças entre Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental

É o que ocorre por exemplo no curso de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental. Estes profissionais trabalham com a preservação de meio ambiente e formas de diminuir os impactos gerados na natureza pelas atividades do homem. A ideia está em permitir o crescimento de cidades e desenvolver a economia garantindo uma manutenção e prevenção dos recursos de forma natural.

Quais diferenças existem entre Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental?

É fato que as duas áreas são relacionadas as ciências Biológicas, e voltadas a preservar a vida, em contrapartida, enquanto o curso de Gestão Ambiental é relacionado a parte administrativa, e o de Engenharia Ambiental lida com a criação das novas tecnologias.

Sobre o curso de Gestão Ambiental

Este curso conta com algumas disciplinas básicas relacionadas a Administração, Biologia e Ciências Humanas, a partir disto, matérias específicas são relacionadas ao manejo de recursos, certificação ambiental, recuperação das áreas degradadas, além de análise dos riscos ambientais.

A maior parte dos cursos de graduação de Gestão Ambiental são voltadas a tecnologia, e possui uma duração média de dois anos, existe algumas instituições que oferecem este curso como bacharelado na duração de quatro anos.

Entenda as diferenças entre Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental

A diferença entre os dois é que o tecnólogo forma os profissionais mais rapidamente para o mercado, e o enfoque do curso é prático. O bacharelado por sua vez, aprofunda conhecimentos teóricos e preparar o profissional para atuar junto da pesquisa acadêmica e científica.

Sobre a Engenharia ambiental

Este profissional zela pela conservação de recursos naturais. É responsável por criar, bem como implementar e controlar os sistemas de distribuição de água, bem como tratamento de esgoto, descarte dos resíduos e até mesmo controlar o processo de poluição.

O profissional elabora estudos de impacto ambiental de atividades de extração de recursos naturais e a produção industrial, bem como desenvolver soluções para problemas ambientais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados