O governo federal divulgou nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, informações sobre o Concurso Unificado, que terá como objetivo preencher 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo. Apelidado de “Enem dos Concursos”, as inscrições estão previstas para serem abertas no dia 19 de janeiro, indo até o dia 9 de fevereiro.

Enem dos concursos: Inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro

As provas estão agendadas para acontecer no dia 5 de maio. Os dados que foram informados pelo governo nesta semana indicam que as provas vão acontecer em 220 cidades diferentes, o que vai tornar este o maior concurso público já realizado na história do Brasil.

Editais e vagas

Ao todo, foram divulgados 8 editais, sendo um para cada bloco temático (área de atuação) que os candidatos podem escolher no momento da inscrição. Confira a quantidade de vagas de cada um dos concursos e também acesse o edital correspondente:

  • Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
  • Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
  • Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
  • Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas
  • Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
  • Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
  • Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
  • Nível Intermediário (692 vagas)

Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.

Taxas de inscrição

Enem dos concursos: Inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro

Os candidatos terão que pagar uma taxa de inscrição de R$ 60 para as vagas de nível médio e R$ 90 para as oportunidades destinadas ao nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.

A inscrição dará direito aos candidatos se inscreverem em quantas vagas quiserem, desde que elas estejam na mesma área de atuação, ou bloco temático.

Como serão as provas

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos. Na parte da manhã, os candidatos de nível superior farão provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já os candidatos de nível médio farão provas objetivas (20 questões) + redação.

Na parte da tarde, os candidatos de nível superior farão as provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões). Já os candidatos de nível médio devem fazer as provas objetivas (40 questões).