Analista de Mídias Sociais
O que é, e qual a função deste profissional no mercado de trabalho.
Por joice
, atualizado em
As mídias sociais estão cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas, seja para estudar ou entretenimento, mas o que era pra ser somente um passatempo está se tornando parte do mercado de trabalho. Uma das profissões mais novas no mercado e que tende a crescer bastante é o de Analista de Mídias Sociais.
Para ser um profissional desta área, é necessário estar por dentro de tudo que está relacionado a internet, redes sociais, blog, boa escrita, comunicação, pro-atividade.
Resumo:
Funções
As principais funções deste profissional são:
Elaborar textos para as redes sociais, comunidades e blogs, interagir com participantes nos diferentes pontos de contato, manter contato com os principais multiplicadores em redes sociais (líderes em comunidades e blogueiros), identificar conteúdo gerado por outras pessoas que possam ser utilizados para disseminar em seus pontos de contatos, acompanhar a presença nas redes sociais (quantitativa e qualitativa), identificar crescimento da presença online, gerar relatórios de desempenho de campanha e garantir o fluxo de informações entre agência, cliente e redes sociais.
Formação
Para atuar na área, este profissional tem de ser formado em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas ou cursos de extensão específicos de extensão relacionados a redes sociais e gerenciamento. Podem ser cursos de extensão, focados em um assunto, ou uma pós-graduação em Marketing Digital.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para este profissional ainda é novo, mas tende a crescer e muito. As empresas que mais contratam nesta área são agências digitais, de mídias sociais, de publicidade e assessorias de imprensa. Além disso, muitos trabalham como Freelancers para lojas e empreendimentos que gostariam de ser vistos em redes sociais. Esta é a profissão que mais irá crescer dentro do setor de Comunicação nos próximos cinco anos, avaliam especialistas do setor.
Dicas para ser um analista de sucesso
- Ter inglês fluente
- Ler e estar atento às novidades em blogs e sites de diferentes assuntos;
- Estar sempre presente em palestras, fóruns e tudo o que esta relacionado a mídias sociais;
- Ler e se especializar no assunto;
- Exercitar a escrita, com assuntos atuais e interativos;
- Procurar cursos relacionados a mídias sociais, comunicação e afins;
- Ler e pesquisar sobre o mercado de trabalho, principalmente em agências;
Remuneração
O salário médio inicial pode variar entre R$ 1.8 mil a R$ 4 mil reais. Este valor pode aumentar à medida que faltam profissionais no setor.



Internet Marketer
Dicas para ampliar as chances de crescer na carreira
Dicas para melhorar sua apresentação profissional no Linkedin
Instituição internacional oferece bolsas de estudos para jovens engajados à comunidade
Gympass abre seleção para 200 vagas