Os filhotes de cachorro são mesmo uma graça. Mas tê-los em casa é sinônimo cautela. Por conta da falta de imunidade, assim como as crianças, são necessárias diversas cautelas.

Neste artigo, eu vou te contar quais são os cuidados que você deve ter em casa e ainda várias dicas para que o seu cãozinho cresça muito saudável. Confira!

6 cuidados com filhotes de cachorro

Filhote Cachorro

Vacinação

Todo filhote independente da raça precisa tomar as vacinas adequadas. Entre elas, vacinas, como o vermífugo, é essencial para evitar que ele se contamine ou contraia alguma doença pela falta de imunidade.

Quando filhotes, eles precisam da vacinação adequada para aumentar a taxa de imunidade e não se autocontaminar.

Fios e tomadas

Tomadas e fios soltos em casa podem representar um grande perigo. Os filhotes ainda não reconhecem o local que estão e cabe aos dono ter cautela.

Quando pequenos, são brincalhões e podem acabar se machucando entre os fios e as tomadas. Portanto, preste atenção se existem fios desencapados em casa e cubra as tomadas.

Friagem

Os filhotes de cachorro, assim como as crianças, não tem imunidade suficiente para se protegerem contra o frio.

O corpo ainda está se preparando para poder suprir tal necessidade. Por isso, é que entendemos o porque em um dia de calor vemos crianças tão agasalhadas, assim acontece também com os filhotes de cachorro.

Principalmente durante a noite, é importante ter uma manta ou uma cama bem forrada. Proteger contra frio evita doenças.

Alimentação

Uma dúvida muito grande entre os donos de cachorros é se eles podem ou não comer comida, ou se precisam apenas da ração. A dúvida fala ainda mais alto quando são filhotes e precisam de toda a atenção.

Durante essa fase os pequenos precisam se alimentar basicamente de ração. A ração deve ser escolhida juntamente com o auxílio de um médico veterinário.

Cuidados que é preciso ter com filhotes de cachorro

Mas preste bem atenção se o filhote vai gostar ou não da ração escolhida. É nessa fase que podem ser trocadas varias vezes de marca até que o pequeno se acostume.

É importante saber que a ração deve ser comprada de acordo com o tipo de raça.

Demais alimentos, como verduras e até frutas, podem ser introduzidos, porém, tende a ser mais na vida adulta e sempre com o acompanhamento e recomendação médica.

Brincadeira

Dizem que os cães são os verdadeiros amigos do homem. Eles são brincalhões desde pequenos e principalmente quando são filhotes adoram correr e brincar com qualquer um.

Durante essa fase é muito importante interagir com o pequeno. Eles precisam correr em ambientes livres e liberar toda a energia. Tudo isso é essencial para ter um crescimento mais saudável e claro, os donos vão se divertir e ter um dia ainda mais feliz com a presença alegre do filhote.

Sono

Nesta fase muitos filhotes costumam dormir muito. Quando novos, eles precisam e tem a necessidade de repor todo o sono que faziam na barriga da mãe.