As corujas são aves tímidas e discretas. Possuem os ouvidos desenvolvidos, bastante aguçados e olhos grandes e fixos. As aves de ordem strigiformes estão divididas em duas famílias e 126 espécies na qual 18 são encontradas no Brasil. As corujas levam fama de agourentas, pois as consideram pássaros de bruxas, mas os gregos consideravam a coruja uma ave de extrema sabedoria. 

Sua visão ao contrário do que se pensa é melhor do que o das outras aves, sua pupila se dilata para enxergar melhor e à noite não enxergam tão bem. Nenhum animal terrestre tem ouvidos mais aguçados, sem orelhas visíveis elas conseguem ouvir a dezenas de metros de distância. Possuem hábitos noturnos atacando outros pássaros, gafanhotos, grilos, ratos, camundongos… Vivem das caças. 

Tais aves possuem hábitos crepusculares e noturnos e vôo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insetos e aranhas. 

Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. Na região do Amazonas.

É facilmente identificável pelo seu disco facial branco e pela tonalidade alaranjada do corpo. É uma ave solitária, que mede cerca de 35 cm. 

Nidifica em árvores ou em edifícios altos (daí o nome de coruja-das-torres) entre Março e Maio, pondo 4 a 7 ovos brancos que são incubados pela fêmea durante 32/34 dias. 

As corujas têm alguns inimigos mortais, são eles: os gaviões, as cobras e os gatos do mato. Quando percebe o perigo é capaz de girar a cabeça a 180º e esticar o pescoço para cima. É uma ave bastante concentrada.