1Teodoro de Cirene foi um matemático grego que atuou na escola de Platão. Ele nasceu em Cirene, cidade hoje conhecida como Shahhat, na Líbia. Era considerado um dos principais filósofos da escola moral de Cirene. Chegou a ser aluno do mestre Protágoras e também foi mestre de Teaetetus e do próprio Platão.
Teodoro de Cirene acabou sendo pioneiro nos estudos da irracionalidade das raízes dos números inteiros não-quadrados (2, 3, 5, etc).

Pitagórico, passou a maior parte de sua existência residindo em Atenas. Nesse espaço, passou a ter muitos diálogos e amizade com Sócrates e Platão. Acabavam sempre a discutir assuntos da filosofia, astronomia, aritmética, música e, invariavelmente, vários outros assuntos ligados à educação. Todos esses debates acabaram sendo transformados em conhecimentos elaborados a partir de Platão e Teaetetus.

O matemático morreu em Cirene. Na matemática, tem grande contribuição especialmente para a seara dos números irracionais e de tudo o que diz respeito às raízes quadradas. Foi ele, por exemplo, quem mostrou a raiz de dois era irracional. Daí surgiu o teorema de Pitágoras.

Teodoro pensava que não havia prazer ou dor como sendo mal ou ruim. Apenas pensava que havia um juízo para a felicidade no mundo.