Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:21

Regra do Octeto

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2. Regras do Octeto

Ocorrem reações químicas em que participam elementos químicos com estrutura menos estável, porque elementos químicos com estrutura eletrônica menos estável têm tendência a adquirir estrutura mais estável por meio do ganho, da perda ou do compartilhamento de elétrons.”

A camada de valência é quando o átomo está em seu último nível eletrônico, ou seja, é a última camada do átomo, e os elétrons que, pertencem a essa camada, normalmente estão presentes em alguma ligação química.

Gases que possuem 8 elétrons na camada de valência são átomos não-reativos, ou seja, muito estáveis.

Para alcançar a 8 elétrons na camada de valência, é necessário que ocorra a reação desses elétrons com outros átomos, como por exemplo, gás hélio que contém apenas 2 elétrons na camada de valência (K), para átomos com essa proximidade atômica é preciso obterem a configuração de um gás nobre(H, Li, Be, B). Com isso surgiu a Regra do Octeto, criada por Lewis e Kossel.

Porém a transferência de átomos nem sempre é possível, existem três mecanismos, no qual, o átomo pode obter estabilidade, dividindo-se em três ligações: ligação covalente, ligação iônica, ligação metálica





Comente!