Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » População Mundial » Taxa de Mortalidade e Natalidade
01/06/2012 10:06

Taxa de Mortalidade e Natalidade

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

CRESCIMENTO – Como se pode observar na tabela, de 8.000 a.C. até 1650, que representa o iniciar da modernidade, a população mundial levou quase dez mil anos para atingir a cifra dos 500 milhões de indivíduos. Um crescimento relativamente lento se comparado com o período de tempo consumido. Porém, já no início da modernidade, podemos perceber uma aceleração no ritmo de crescimento. Foram necessários apenas dois séculos para a população, em 1850, chegar a 1,2 bilhão de habitantes. Um século depois, em 1950, ela havia duplicado, mas o mais espantoso crescimento da população estaria reservado para o momento seguinte. Entre os anos 1950 e 2000, a população mundial passa de 2,5 bilhões para 6 bilhões de indivíduos.

CRESCIMENTO PREOCUPANTE – Esse fantástico crescimento da população mundial merece destaque, e precisa ser analisado para se entender suas causas e conseqüências e as medidas que a humanidade deve tomar para arrefecer esse ritmo de crescimento.

Por meio de indicadores demográficos (crescimento demográfico, migrações e outros) é possível observar a dinâmica de uma população.

Taxa de natalidade 

É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os nascimentos ocorridos durante um ano, multiplicando-se por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta, ou seja:


TAXA DE MORTALIDADE

É a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os óbitos ocorridos durante um ano, multiplicando-os por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta, ou seja:


Recomendados para você

Comentários